Jonas Moura
14/08/2016
23:50
Rio de Janeiro (RJ)

De fortes emoções, o dia já estava cheio. Ágatha e Bárbara Seixas até deram um pequeno susto no torcedor, mas confirmaram o favoritismo e avançaram à semifinal dos Jogos Olímpicos Rio-2016, com vitória sobre as russas Ekaterina Birlova e Evgenia Ukolova por 2 sets a 0, parciais de 23-21 e 21-16, na Arena de Copacabana. Mais cedo, Larissa e Talita haviam assegurado outra vaga ao país.

Com os resultados, o Brasil já garantiu ao menos uma medalha na modalidade. Na pior das hipóteses, as duas equipes brasileiras perderiam seus próximos jogos e se enfrentariam na briga pelo bronze.

A paranaense e a carioca enfrentam agora Kerri Walsh/April Ross (EUA), que venceram Bawden/Clancy (AUS), por 2 a 0. O jogo acontecerá na madrugada de terça para quarta-feira, com início à meia-noite. A outra equipe do Brasil terá pela frente as alemãs Laura Ludwig e Kira Walkenhorst mais cedo, às 16h.

A sessão noturna começou com domínio das donas da casa, confiantes graças aos ataques e bloqueios de Ágatha. Mas a estratégia de alvo das europeias mudou. Dois erros de recepção de Bárbara, em saque de Ukolova, pareceram desestabilizar o time. A eficiência das brasileiras na virada de bola caiu. Elas se viram reféns dos bloqueios de Birlova. Neste momento, a experiência de quem é campeã mundial pesou. Esboçaram a reação, que parecia difícil. A virada veio a partir de um ataque bem colocado por Bárbara no corredor.


A dupla da casa certamente não queria viver emoções tão fortes como as compatriotas Larissa e Talita, mais cedo. Portanto, trataram se impor seu melhor ritmo desde que o primeiro saque foi executado na segunda parcial. O aproveitamento de ataque de Bárbara manteve-se alto desta vez. Ágatha colaborou sempre que acionada. Enfim, a torcida via refletida na quadra a superioridade da melhor equipe. Em um ataque de Bárbara, a classificação estava definida.

No masculino, Alison e Bruno Schmidt disputam uma vaga na semifinal nesta segunda-feira, às 16h, contra os americanos Dalhausser e Lucena.