BSOP Continuation bet é uma das jogadas mais importantes do pôquer

A continuation bet, ou c-bet, é muito importante para o resultado final numa mesa de pôquer (Divulgação)

LANCE!
11/10/2016
18:19
São Paulo

Na modalidade No Limit Hold'em do poker, uma das estratégias mais eficientes é a "continuation bet" (ou c-bet como também é conhecida). Na tradução livre significa "aposta continuada" ou "continuando a aposta". Ela é uma tática bem simples. É quando um jogador que aumentou pré-flop dá continuidade à sua jogada agressiva apostando novamente no flop. Ela pode ser feita tanto como um blefe como com uma mão de poker de bom valor. Entretanto, saber quando fazer a c-bet e quando dar check é uma habilidade muito mais difícil de aprender e que envolve uma compreensão da sua própria mão, como ela se conecta com o flop e o que o seu oponente parece ter.

Fazer a c-bet por valor é mais simples do que por blefe. No geral, toda vez que você faz uma boa mão - por exemplo, um top pair ou melhor - você deve ir em frente e fazer a c-bet. A principal razão para isso é que quando você tem uma mão forte, é crucial construir o pote o máximo que puder para obter o máximo de valor. Existe um argumento para dar check em vez disso, e permitir que o seu oponente blefe, mas o perigo do seu oponente também dar check significa que esta raramente será a melhor opção a menos que em circunstâncias excepcionais - como o seu oponente ser um completo maníaco!
Saber quando fazer a c-bet ou não quando você tem uma mão de força mediana é mais complicado. Vamos dizer que você aumenta pré-flop com T-8, um jogador paga no botão e o flop é Q-8-2. Você tem o par do meio com um kicker fraco e uma decisão a tomar. Quando você aposta nesta situação, será difícil ser pago por mãos piores. A menos que o seu oponente seja muito otimista ele provavelmente irá desistir de mãos como Ás alto, um Oito pior ou pares menores na mão - significando que quando você consegue ação você provavelmente estará contra uma mão que derrota você. Neste caso, fazer a c-bet normalmente será um erro. Em vez disso, você deve dar check com a sua mão de força mediana e esperar que: a) seu oponente dê check também (neste caso provavelmente você está na frente) ou b) induza o seu oponente a blefar. A sua mão é boa o suficiente para pagar uma aposta se for o caso e você pode então reavaliar o que fazer no turn e river se você enfrentar mais ação.

Quando você erra o flop completamente, você deve tentar fazer a continuation bet na maioria das vezes. Os profissionais de poker online aconselham que você faça a c-bet aproximadamente em 65% a 70% dos flops e a razão para isso é que estes blefes têm uma alta taxa de sucesso. Ao aumentar pré-flop você está representando que tem uma mão com cartas altas - Ases, Reis e Damas principalmente - então flops que tenham uma destas cartas são perfeitos para blefar. Por outro lado, existem tipos de flops que você geralmente deve evitar fazer a c-bet blefando. Estes são os flops muito coordenados como 9-8-7 de naipes diferentes ou K-9-7 todas do mesmo naipe, ou flops que você suspeite que tenham acertado a mão do seu adversário. Em muitos casos podem ser as duas coisas. Sempre pense sobre o que o seu oponente pode ter quando paga um aumento pré-flop. Uma mão comum de se ter nesta situação é algo como 'suited connectors' (cartas conectadas do mesmo naipe) ou mãos medianas como A-J, Q-J ou J-T. Então, quando o flop envolve uma ou mais destas cartas provavelmente é melhor não blefar.
Uma última coisa a se considerar é quanto apostar quando fizer a c-bet.

Entre 60% e 75% do tamanho do pote é um bom número que atinge o equilíbrio entre obter valor para uma mão forte e manter o seu blefe o mais barato possível (caso não funcione). Também é importante observar que seja qual for o tamanho de aposta que você escolher, mantenha ele o mesmo independente da força da sua mão. Se você aposta forte com mãos fortes e pouco com blefes - ou vice-versa - então os adversários atentos irão perceber rapidamente deixando você com sérios problemas. Mantenha o tamanho igual e deixe-os no escuro.

Para mais dicas de estratégias vencedoras de poker, crie a sua conta GRATUITA no PokerStars e participe da nossa escola. Se já for um membro da escola, faça um depósito e experimente esta estratégia nas mesas.