Treino Palmeiras - Alberto Valentim (foto:Cesar Greco/Palmeiras)

Alberto Valentim faz seu décimo jogo à frente do Verdão (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Thiago Ferri
12/03/2016
21:06
São Paulo (SP)

Depois de definir a contratação de Cuca, o Palmeiras entra em campo na manhã deste domingo mais uma vez com Alberto Valentim como técnico interino. O auxiliar da comissão técnica física do clube faz o clássico com o São Paulo tentando retomar a liderança do grupo no Paulista e a tranquilidade antes de uma decisão na Libertadores.

Nesta manhã, Valentim faz o seu décimo jogo com treinador do Verdão, sendo que o Choque-Rei o principal durante suas quatro passagens. Até agora, Alberto conquistou cinco vitórias, além de um empate e três derrotas, um aproveitamento de 59,2%.

Funcionário do Palmeiras desde 2014, o interino não esconde sua vontade de ser treinador, mas sabe que ainda não será desta vez que isto acontecerá. Após a derrota para o Nacional (URU), ele teve uma conversa com o diretor de futebol, Alexandre Mattos, e foi informado de que o clube já estava atento ao mercado – Cuca era um sonho antigo e chegou a um acordo na noite de sábado.

Assim como faz desde a saída de Gilson Kleina, o auxiliar terá a função de facilitar a ambientação do novo técnico. Para que o campeão da Libertadores de 2013 chegue em um ambiente tranquilo, o trabalho de Valentim hoje será importante.

Na entrevista de sexta-feira, o atual treinador afirmou que precisaria corrigir “um pouco de tudo”. Um discurso bem diferente de quando Oswaldo de Oliveira saiu, em que Valentim dizia que sua equipe tinha muito da cara do antecessor.

Diante de um rival que dominou em 2015 (foram duas goleadas e um empate), o Verdão busca o embalo que ainda falta no ano. Neste domingo, com Valentim, uma vitória contra o São Paulo fará o time aproximar-se dos líderes na classificação geral do Paulista. E na segunda, já com Cuca no comando, o Palmeiras começa a pensar na decisão que terá na Libertadores.

Cuca
Cuca em amistoso contra o Verdão em 2015 (Foto: Cesar Greco)

AUXILIAR ESTUDIOSO

Alberto Valentim é um funcionário bem cotado no vestiário palmeirense, tanto pela diretoria do clube quanto pelos jogadores. Para chegar à atual posição, o interino investiu bastante na sua formação.

Antes de chegar à Academia de Futebol, ele passou por um período de estudos na Itália em que fez estágio com treinadores como Luis Enrique, então na Roma e hoje comandante do Barcelona, Antonio Conte, à época técnico da Juventus (ITA) e agora à frente da seleção italiana, além de Mario Beretta, no Torino, e Francesco Guidolin, na Udinese.