Ale Guariglia e Ana Canhedo
03/08/2016
07:05
São Paulo (SP)

O Palmeiras vai ganhar um reforço de peso nesta quinta-feira, contra a Chapecoense, na Arena Condá, em Chapecó. Trata-se do ''magrelo'' Tchê Tchê, de apenas 66kg, mas que costuma ''carregar o piano'' do meio-de-campo palmeirense, com velocidade e muita precisão nos passes. Depois de cumprir suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo, o melhor passador alviverde está de volta. 

Titular desde que chegou do Osasco Audax, ele é, ao lado de Róger Guedes e Vitor Hugo, quem mais atuou pelo Verdão neste Campeonato Brasileiro. Até aqui, os três têm 16 partidas no nacional. Sua ausência pôde ser sentida na derrota contra o Botafogo, quando o time se mostrou confuso e pouco eficiente nas trocas de passe. 

No Brasileirão, Tchê Tchê é o jogador palmeirense com a maior média de acertos por jogo, são 39,5 passes certos por jogo. No total, 632. Tornando-se assim, peça chave na transição das jogadas do Alviverde da defesa para o ataque. Além da versatilidade, já que costuma revezar com o experiente Jean na lateral direita. 

Mais tempo de posse de bola por jogo (média): 

Tchê Tchê: 1min25s
Prass: 1min22s
Vitor Hugo: 1min16s

Além disso, é um importante dosador do ritmo de jogo, conduzindo a bola e ficando com ela mais tempo que os demais companheiros. Em números, a média de Tchê Tchê é de 1min25s com a bola nos pés durante a partida. A característica do garoto foi citada por Moisés em entrevista coletiva. Os dois formam dupla eficiente, já que possuem características diferentes. 

- Tivemos um entrosamento muito rápido. A forma como ele atua, conduz a bola, leva o time para frente. Eu tenho um passe mais longo. Acaba tendo essas duas formas, o adversário tem dificuldade na marcação, fica meio perdido - disse o camisa 28, nesta terça-feira, na Academia de Futebol. 

Tchê Tchê e Moisés devem ser dois dos 11 titulares de Cuca nesta quinta-feira, contra a Chapecoense, às 21h45, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Um ponto atrás do líder Corinthians e dois gols de saldo atrás do vice Santos, o Verdão pode retomar a liderança dependendo dos resultados dos rivais.