Tche Tche, gabriel Jesus e Vitor hugo

Tchê Tchê e Vitor Hugo, líderes em jogos pelo Verdão na Série A, ao lado do artilheiro Gabriel Jesus (foto: Cesar Greco)

Olga Bagatini
14/11/2016
07:00
São Paulo (SP)

No esquema do técnico Cuca, dois jogadores parecem ter cadeira cativa na campanha do Brasileirão: Tchê Tchê e Vitor Hugo. Não é à toa que a dupla lidera a equipe em número de jogos disputados na competição.
Versátil, o meia contratado no fim de abril é o primeiro colocado, com 33 partidas disputadas. Foi desfalque apenas uma vez, contra o Botafogo, por acúmulo de cartões amarelos, quando viu o Verdão ser derrotado por 3 a 1.

Vitor Hugo ficou fora de duas partidas – os clássicos com o Corinthians –, também por suspensão. Além dos bons números na Série A, Vitor Hugo é o jogador que mais vestiu a camisa do Palmeiras em 2016. São 56 jogos: 16 no Paulistão, seis na Libertadores e dois na Copa do Brasil. Em 2015, ele foi vice-líder no quesito, com 58 partidas, dez a menos que Fernando Prass.

Os números explicam a decisão de Cuca em relação à dupla. Tchê Tchê é o jogador que mais segura a bola no pé no elenco do Palmeiras. De acordo com o Footstats, o meia domina o ranking de posse, seguido pelo meio-campista Moisés e pelo próprio Vitor Hugo.

Além disso, é o atleta que mais dá passes no Verdão. O total é de 1354, com média de 41,2 por jogo. Embora Jean tenha uma média superior (41,2 por jogo), Tchê Tchê acerta mais: tem 90,3% de aproveitamento contra 86,6% do volante. O meia também coleciona dois gols e duas assistências na Série A.

Já Vitor Hugo, seguro, ajuda o Verdão a deter a segunda melhor defesa do torneio, com 30 gols sofridos – um a mais que o Santos. Além disso, também soma quando se arrisca na frente: fez quatro gols.

Tchê Tchê e Vitor Hugo seguem “intocáveis” e serão titulares contra o Atlético-MG, na próxima quinta-feira, às 21h (de Brasília, no Independência. A sete pontos da taça, Cuca parece ter acertado na escolha dos “homens de ferro”.

Palmeirenses mais frequentes na Série A

Jean
Depois de Tchê Tchê e Vitor Hugo, volante é o jogador mais escalado por Cuca neste Brasileirão, com 31 jogos disputados
......................
Moisés e Dudu
Ambos são peça de confiança de Cuca: atuaram em 27 jogos cada
......................
Cleiton Xavier
Embora só tenha sido titular em 13 oportunidades, foi acionado no decorrer de outros 15 jogos. No total, são 28 participações com a camisa do Palmeiras
......................
Róger Guedes
Contratado no fim de abril, foi titular em 25 partidas na Série A e entrou no decorrer de outros três jogos. Ao todo, atuou 28 vezes no Brasileiro
......................
Zé Roberto
Veterano da equipe, também integra a lista dos mais acionados na Série A: foi titular em 23 jogos. Ao todo, são 25 confrontos
......................
Gabriel Jesus
Apesar do desgaste físico, lesões e convocações para a Seleção, é um dos atletas que mais atuou na Série A. São 24 jogos, sendo 23 como titular