Fellipe Lucena
10/04/2016
20:17
São Paulo (SP)

o Palmeiras está acostumado desde o ano passado a crescer em partidas contra grandes adversários. Cenário perfeito para os mata-matas do Campeonato Paulista, que devem colocar rivais históricos frente a frente até a decisão, desde que o time não tropece no São Bernardo, teoricamente o menor dos obstáculos no caminho até a taça.

Como o Alviverde vai a campo na quinta-feira pela Libertadores, já é possível saber que o jogo único das quartas de final será no domingo que vem, restando apenas definir o horário. Por ter feito um ponto a mais que o São Bernardo (24 a 23), a equipe da capital terá a vantagem de jogar em seu estádio, que certamente receberá público alto.

VERDÃO EM NÚMEROS:
Pontos: 24
Vitórias: 7
Derrotas: 5
Empates: 3
Artilheiro: Alecsandro, com sete gols

O Verdão terminou a primeira fase com cinco derrotas, todas para equipes menores: Linense, Ferroviária, Audax, Red Bull e Água Santa, as três últimas já depois de trocar Marcelo Oliveira por Cuca. É o grande que mais sofreu diante dos pequenos, mas por outro lado está invicto e nem sequer tomou gols nos clássicos: bateu Corinthians (1 a 0) e São Paulo (2 a 0) e empatou sem gols com o Santos.

Bipolar. A mesma palavra pode ser usada para resumir a trajetória do São Bernardo, que também trocou de técnico, até o mata-mata. De aparente candidato ao rebaixamento nas primeiras rodadas, o time passou a ser uma das maiores forças do interior após substituir Roberto Fonseca por Sérgio Soares.

BERNÔ EM NÚMEROS:
Pontos: 23
Vitórias: 6
Derrotas: 4
Empates: 5
Artilheiro: Henan, com cinco gols

O Bernô vem embalado por quatro jogos sem derrotas: vitórias contra Rio Claro, Red Bull e Água Santa, além de empate com o Mogi.

O destaque da equipe é o argentino Cañete, meia que surgiu como grande promessa do Boca Juniors e não conseguiu estourar no São Paulo. O atacante Henan, autor de cinco gols no Estadual, também merece atenção especial de Cuca. Tata, atacante de velocidade, é outro.

São Paulo x São Bernardo
São Bernardo venceu o São Paulo (Foto: Mauro Horita/Lancepress!)

São Bernardo bateu o São Paulo no Paca
O ponto alto da campanha do São Bernardo no Campeonato Paulista foi a vitória por 3 a 1 sobre o São Paulo, de virada, no Pacaembu. Os gols foram marcados por Tatá, João Carlos e Bruno (contra). Foi o segundo jogo de Sérgio Soares (que estreou perdendo para o XV) e o divisor de águas na primeira fase.

O time do ABC também tirou pontos do Santos. Na primeira rodada, ainda com Roberto Fonseca no cargo, empatou em 1 a 1 na Baixada.

Entre os grandes, só o Corinthians conseguiu vencer o São Bernardo: 3 a 0, no Estádio 1º de Maio. Foi a última derrota do rival do Palmeiras até aqui, a segunda com Sérgio Soares no comando técnico.

A classificação veio neste domingo: 1 a 0 no Água Santa, gol de Cañete.