Rafael Marques - Palmeiras

Rafael Marques em treino do Palmeiras ( Foto: Alan Morici/ Lancepress!)

Fellipe Lucena e Thiago Ferri
05/11/2015
08:00
São Paulo (SP)

Uma reunião nos próximos dias começará a decidir o futuro de Rafael Marques no Palmeiras. Ao mesmo tempo em que é o artilheiro do time na temporada, com 15 gols, o atacante não sabe se terá o contrato renovado porque a diretoria não está convicta de que vale a pena pagar 1,5 milhão de dólares (R$ 5,6 milhões) ao Henan Jianye, da China, para comprá-lo.

Um novo empréstimo está descartado, embora o camisa 19 não tenha a mínima intenção de voltar para a China. O Verdão já sabe que outros clubes brasileiros têm monitorado a situação do jogador, mas tem agido sem pressa até o momento.

Apesar da concorrência, o clube renovou os contratos de Fernando Prass, Vitor Hugo e Zé Roberto e começou a negociar a compra de Jackson antes de manifestar ao estafe de Rafael Marques a intenção de conversar nos próximos dias.

O receio em fazer o investimento está ligado à idade do jogador. Ele está com 32 anos e, em caso de compra, assinaria um novo vínculo por ao menos mais três temporadas. Recuperar o valor seria improvável.

Além disso, Rafael não ostenta mais a condição de titular absoluto. Ele perdeu a vaga para Gabriel Jesus no jogo de volta contra o Cruzeiro, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Desde então, suas maiores sequências de jogos como titular foram de apenas duas partidas.

Em setembro, quando Dudu estava suspenso, foi escalado nos jogos contra Internacional e Figueirense pelo Brasileirão. Em outubro, com Robinho machucado, começou jogando contra Chapecoense e Ponte Preta e ameaçou recuperar o status de titular, já que foi poupado por Marcelo Oliveira no duelo seguinte, contra o Avaí. Só que Allione foi bem nesta partida e acabou sendo o escolhido para jogar contra o Fluminense, na ida da semifinal da Copa do Brasil.

Domingo, contra o Vasco, é Allione o favorito para atuar na vaga de Dudu, suspenso. Rafael deve ficar no banco. E com o futuro indefinido...