Ex-Palmeiras, rival de Gustagol e fã de Jailson: conheça Arthur Cabral

Destaque do Ceará, atacante de 20 anos tem acordo encaminhado para defender o Palmeiras a partir de 2019. Ele já passou pela base do clube em 2015

Arthur Cabral ganhou camisa personalizada de marca cearense
Divulgação

Escrito por

Arthur Cabral, que está perto de um acordo para reforçar o Palmeiras a partir de 2019, já passou pela base do clube e mostrou-se fã do goleiro Jailson antes de virar um dos principais goleadores do futebol brasileiro.

O jovem de 20 anos é cria da base do Ceará, mas foi emprestado ao Palmeiras por cinco meses no segundo semestre de 2015. O objetivo era disputar a Copa São Paulo Júnior de 2016, mas ele não conseguiu chamar a atenção e acabou fora da lista de inscritos, retornando ao Vozão na sequência.

Promovido ao elenco profissional em 2017, Arthur participou das campanhas do título cearense e do acesso à Série A. Foram cinco gols ao longo de 25 partidas na temporada, sendo cinco como titular. Em 2018, veio a explosão.

Agora titular, Arthur marcou 11 gols em 12 jogos na campanha do bicampeonato cearense, sendo dois no jogo de ida da final contra o Fortaleza. Ele só não foi o artilheiro da competição porque Gustavo, atacante emprestado pelo Corinthians ao Fortaleza, foi às redes 16 vezes em 17 jogos - o Tricolor jogou mais vezes com força máxima, já que o Ceará também deu atenção à Copa do Nordeste e à Copa do Brasil.

Arthur Cabral e Gustavo, aliás, travam uma batalha gol a gol pela artilharia do país em 2018, considerando os atletas das duas principais divisões. Além dos 11 gols do Cearense, Arthur anotou quatro na Copa do Nordeste e um na Copa do Brasil, totalizando 16 em 25 jogos no ano. Gustagol fez 18 (dois na Série B, além dos 16 no Cearense) em 21 jogos e ocupa a ponta deste ranking.

Os dois viraram febre entre as torcidas cearenses, tanto que a marca "Design Byu" lançou camisetas personalizadas para ambos: as mensagens estampadas são "Arthura ou surta" e "The King Arthur" para o goleador alvinegro e "Messi & Neymar & Cristiano & Gustagol" para o centroavante tricolor.

Na Série A do Brasileirão, a participação de Arthur tem sido tímida. Ele completou três jogos em branco pela primeira vez na temporada (Santos, São Paulo e Flamengo) e ficou na reserva de Elton no jogo do último domingo, contra o Corinthians - o técnico Marcelo Chamusca optou pela experiência.

Antes de enfrentar o Santos, o artilheiro viveu um momento especial na carreira ao treinar justamente na Academia de Futebol do Palmeiras. Lá, reeditou uma foto ao lado de Jailson. Natural de Campina Grande-PB, Arthur ainda era criança, há cerca de 15 anos, quando tietou o então goleiro do Campinense. Agora os dois podem ser companheiros de clube.

O Palmeiras está próximo de comprar 50% dos direitos econômicos do garoto por R$ 5 milhões.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter