Thiago Ferri
09/11/2016
09:35
São Paulo (SP)

Elogiada por Rogério Micale, técnico da Seleção sub-20, a base do Palmeiras conseguiu um resultado inédito em 2016. Pela primeira vez desde que reativou as categorias sub-11 e sub-13, em 2013, o time chegou em quatro semifinais das cinco equipes que disputaram o Paulista. Além das duas citadas, o sub-15 e o sub-20 também avançaram a esta fase.

Em visita à Academia de Futebol na semana passada, Micale disse que o Palmeiras era um dos times que mais investem na base, se não for o que mais investe. Neste ano, o clube teve 24 jogadores convocados para Seleções de base, contando Fernando Prass (veja a lista abaixo). 

- Alcançar quatro semifinais, sendo que duas categorias já estão até na final, é consequência do trabalho que estamos fazendo. Nosso primeiro objetivo é a formação de atletas para o profissional. Mas aparecer bem nas competições é um indício de que o trabalho está no caminho certo. Não é à toa que tivemos tantos jogadores convocados para a Seleção Brasileira neste ano - disse João Paulo Sampaio, gerente da base do Palmeiras.

- Aumentamos desde o ano passado o número de profissionais trabalhando diretamente na formação dos atletas. Nós dividimos as categorias intermediárias (sub-12, sub-14 e sub-16), sendo que cada treinador dessas categorias trabalha como auxiliar dos treinadores das categorias ímpares: sub-13, sub-15 e sub-17. Os jogadores são melhores trabalhados e quando chegam nas categorias principais já estão mais prontos - acrescentou.

No sábado, o time sub-20 enfrenta o Capivariano, e o sub-15 decide a vaga na final contra o Desportivo Brasil - o Verdão joga por um empate. Sub-11 e sub-13 já estão nas decisões de suas categorias. No domingo, o sub-13 enfrenta o Santos, e o sub-11, dono da melhor campanha do torneio, pega o Guarani.

VEJA ABAIXO A LISTA DOS JOGADORES CONVOCADOS EM 2016:

Sub-20: Goleiros Daniel Fuzato e Anderson, o zagueiro Augusto, o volante Joílson, o meia Vitinho e os atacantes Kaue e Artur.
Sub-17: Zagueiros Vitor Eduardo e Gabriel Lacerda, o lateral Lucas Rosa, os meias Alan, Wallace, Caio Cezar, Roberto Carlos e Vitinho, e o atacante Matheus Barbosa.
Sub-15: Goleiro Ian Lipollis, o lateral-esquerdo Vinicius Nogueira, o meia Caique, e os atacantes Luan e Brendon.
Sub-23: Fernando Prass, Matheus Sales e Gabriel Jesus.
Profissional: Gabriel Jesus.