Palmeiras deve passar de um turno na liderança se vencer o Santa Cruz

Se triunfar nesta noite, o Verdão chegará a 19 rodadas na ponta e se garantirá por pelo menos mais uma graças aos critérios de desempate. Time ficou só três vezes fora do G4

Elenco reunido nessa terça na Academia de Futebol
Cuca tem dado ênfase às conversas com o elenco na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco)

Escrito por

A menos que seja derrotado por 12 gols de diferença, o que é irreal, o Palmeiras terminará a 28ª rodada como líder do Brasileiro. Se vencer o Santa Cruz nesta segunda-feira, o time conseguirá algo maior: praticamente garantirá mais de um turno como primeiro colocado.

Atualmente, são 18 rodadas como líder – após o jogo desta noite serão 19, ou turno inteiro. Um triunfo no Arruda fará com que a distância para o Flamengo aumente para três pontos, e pelos critérios de desempate o Verdão tem vantagem se as equipes chegarem à mesma pontuação: o saldo alviverde é de 22 gols, contra 11 do rival.

O tempo como primeiro já é um recorde para o Palmeiras. A campanha de 2009 era aquela em que o time havia liderado por mais tempo: 17 rodadas. A queda na reta final daquela edição, porém, custou não só título, como uma vaga na Libertadores.

Pronto para extirpar o fantasma de sete anos atrás, o Verdão é considerado, com folga, aquele que tem mais chances de terminar o Brasileiro como campeão. De acordo com o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o time tem 49% de chances. O Flamengo, por exemplo, 32%, enquanto o Atlético-MG, terceiro, tem 16%. Santos e Fluminense têm apenas 2% e 1%, respectivamente.

Neste fim de ano, Cuca tem investido nas reuniões com o grupo para compartilhar análises da tabela e de adversários. Para o técnico, a “interação” entre elenco e comissão técnica é muito necessária agora.

– É de campeonato, de mentalização, analisar os jogos, o que falta. O campeonato entra em uma reta final, dois meses praticamente acaba. É bom estar interagindo, como eles fazem comigo. Foi mais uma tarde em que fizemos isso, e bem feito – disse Cuca na sexta, explicando um bate-papo de quase 40 minutos.

Completar 20 rodadas na liderança não é garantia de nada, mas a regularidade palmeirense chama a atenção. Até agora, o time terminou fora do G4 apenas três vezes, todas nas cinco primeiras rodadas.

Para manter esta hegemonia, a aposta é no retrospecto fora de casa. O Verdão tem o melhor aproveitamento como visitante – 21 pontos em 13 jogos, assim como o Flamengo. Neste caso, o saldo do Verdão também é melhor: 4 contra 1.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter