Treino do Palmeiras (FOTO: Cesar Greco/Palmeiras)
Fellipe Lucena e Thiago Ferri
16/01/2016
08:00
São Paulo (SP)

Depois de uma semana, o Palmeiras encerra sua estadia no Spa Sport Resort, em Itu (SP), após o treino deste sábado pela manhã. O período de concentração foi marcado por intensos treinos físicos, mas também pelos primeiros ensaios da equipe titular para o quadrangular amistoso no Uruguai que marcará o início da temporada: quarta-feira, às 19h30, o rival será o Libertad (PAR). São só 28 vagas para a primeira fase do Paulistão e 30 para a Libertadores.

O LANCE! acompanhou tudo de perto e agora analisa os trabalhos no interior. Confira abaixo uma avaliação do elenco, desde aqueles que saem em alta com o técnico Marcelo Oliveira (luz verde), passando pelos que têm motivos para se preocupar (luz amarela), até chegar  àqueles que estão com os dias contados na Academia de Futebol (luz vermelha). 

LUZ VERDE:

Barrios - Palmeiras (FOTO: Cesar Greco/Palmeiras)
Barrios fez gol em quase todos os treinos (FOTO: Cesar Greco/Palmeiras)

Fernando Prass
Principal jogador da última temporada, o camisa 1 se mantém como o dono da meta e prestigiado no Palmeiras. Sem problemas físicos neste início de ano, ele é um dos alicerces da equipe para a temporada.

Vagner
Depois de bons trabalhos no Ituano e Avaí, o goleiro chegou para ser o reserva imediato de Prass e já desempenhou esta função nos treinos em Itu. Tem protagonizado boas defesas nos treinos no interior.

Vinicius Silvestre
Terceiro goleiro do Verdão, o ex-jogador do sub-20 ganhou espaço diante da saída de Fábio e a lesão de Jailson, que ainda não treina com o grupo (leia mais abaixo). Deve ser inscrito para a primeira fase do Campeonato Paulista.

Lucas
Um dos líderes do elenco, o lateral-direito foi titular em todos os treinos e começa a temporada sem ser ameaçado. Será peça importante na saída de bola sem chutões que Marcelo treinou nesta semana.

Zé Roberto
Depois de cogitar aposentar-se no fim do ano passado, Zé Roberto voltou das férias muito bem fisicamente e aos 41 anos tem treinado como titular na lateral esquerda – quando saiu, foi apenas para ser poupado. É o capitão.

Egídio
Criticado por suas atuações no fim de ano, Egídio participou dos treinos de Marcelo para melhorar a marcação dos laterais, sua principal deficiência. Foi bem e por enquanto não corre riscos na reserva de Zé.

Vitor Hugo
Aposta no começo de 2015, Vitor Hugo entra em 2016 como realidade. Principal zagueiro do elenco, ele tem jogado ao lado de Edu Dracena nos testes do time titular feitos pelo técnico Marcelo Oliveira.

Edu Dracena
Único reforço a treinar como titular até agora. Mostrou segurança e também já tem mostrado liderança internamente. É o jogador com experiência que a diretoria buscou para formar a zaga na Libertadores.

Arouca
Nos primeiros testes, Arouca jogou mais preso, tendo a responsabilidade de buscar a bola na defesa e iniciar a criação de jogadas sem que o time dê chutão. É monitorado de perto para não voltar a sofrer lesões.

Matheus Sales
Destaque no fim do ano passado, o volante foi mantido no time titular durante os treinos em Itu, e tem mais liberdade do que Arouca. É quem deve perder a vaga quando Gabriel estiver recuperado.

Jean
Não teve tempo de treinar com bola, mas é o principal reforço para 2016 e será uma opção tanto no meio-campo quanto na lateral direita. O experiente volante, embora chegue com moral, deve ser reserva no início do ano.

Gabriel
Era um dos melhores volantes do Brasileirão até se machucar em 2015. Sua recuperação completou cinco meses e vai muito bem: em breve, o volante deve ser liberado para treinar com bola junto do elenco.

Robinho
Mesmo com as novidades trazidas para o seu setor, Robinho foi mantido como titular no Palmeiras. Nos testes durante a semana, o meio-campista atuou aberto pelo lado direito na linha de meias do Verdão.

Moisés
O reforço tem se destacado nos treinos coletivos atuando como segundo volante da equipe reserva. Pode atuar também mais avançado no meio de campo e deve ser uma opção útil para o técnico Marcelo Oliveira.

Régis
O ex-meia do Sport tem chamado a atenção principalmente nos treinos em campo reduzido por conta de sua inteligência. Mesmo assim, ainda terá de disputar uma vaga num setor bastante concorrido.

Dudu
Artilheiro de 2015, começa o ano como titular e atuando na faixa central do meio-campo, para ajudar Robinho na criação de jogadas. É um dos principais nomes do Verdão para este ano.

Barrios
Fez na final da Copa do Brasil seu melhor jogo pelo Verdão e após um período de descanso volta sob grande expectativa. O camisa 8 se cuidou nas férias e fez bons treinos em Itu.

Gabriel Jesus
Mantido no lado esquerdo do ataque alviverde, Gabriel Jesus marcou um belo gol no primeiro coletivo do ano e larga na frente, apesar de a concorrência ter crescido.

Erik
Destaque do Goiás nos últimos dois anos, o atacante chamou a atenção da comissão técnica já nos primeiros treinos em Itu e é o principal candidato a tomar a vaga de Jesus.

Rafael Marques
Sua renovação saiu só nesta semana, então o atacante pouco treinou e a concorrência é grande. Ainda assim, volta como vice-artilheiro de 2015 e uma figura importante no vestiário.

Alecsandro
Depois de pouco fazer no ano passado, ele vem se mostrando bastante disposto nos treinos e agrada à comissão, tanto que surge como o reserva imediato de Barrios, já à frente de Cristaldo.

LUZ AMARELA:

HOME - Treino do Palmeiras - Allione (Foto: Reginaldo Castro/LANCE!Press)
Allione não se destacou (Foto: Reginaldo Castro/LANCE!Press)

Anderson
Goleiro do sub-20, viajou só para completar o elenco e não estará entre os inscritos no Paulistão.

João Pedro

Teve desempenho muito irregular no ano passado, mas começou a pré-temporada como reserva imediato de Lucas. Mesmo assim, corre risco de não ser inscrito no Estadual, já que Jean pode atuar pela lateral se preciso.

Victor Luis

Voltou de empréstimo ao Ceará em alta com a diretoria e a comissão técnica, que deseja dar-lhe chances. Mas joga em um setor bastante concorrido e, para entrar na lista do Paulistão, terá de se destacar nos treinos e amistosos.

Taylor
Entrou bem no jogo final da Copa do Brasil, mas começa o ano como terceira opção da lateral. Com Jean, pode perder ainda mais espaço. Vaga no Paulistão é difícil.

Roger Carvalho
Sua briga é para ser o reserva imediato da zaga. Tem feito dupla com Leandro Almeida nos treinos, por enquanto sem destaque.

Leandro Almeida

Contestado no ano passado, está em situação parecida à de Roger Carvalho.

Thiago Martins
Estava emprestado ao Paysandu e volta em situação semelhante à de Victor Luis. Prestigiado com a diretoria, mas com grande concorrência para superar.

Thiago Santos

O mais marcador dos volantes. Substituiu Arouca em parte do primeiro coletivo do ano, mas terá de suar para conseguir uma vaga quando Jean e Gabriel estiverem à disposição.

Rodrigo
Entre os que já estão treinando, foi a última opção para a posição de volante. Mostrou boa qualidade no passe e bastante competitividade ao vibrar com gols nos treinos, mas concorrência em seu setor é forte e ainda sofreu uma entorse no tornozelo na sexta-feira.

Cleiton Xavier
Trabalhou nas férias para começar a pré-temporada sem os problemas físicos que o atormentaram em 2015. Apesar de ser monitorado pela comissão técnica para não sobrecarregar a musculatura, sentiu a panturrilha direita e preocupa.

Allione

Apesar de não ter sido liberado para o Rosario Central (ARG), começou a temporada como uma das últimas opções para seu setor. Não se destacou nos treinos em Itu para mudar este cenário.

Cristaldo

Caso semelhante ao de Allione. Era o reserva imediato de Barrios até o fim do ano, mas viu Alecsandro ultrapassá-lo. Ainda pode sair.

LUZ VERMELHA:

Mouche - Palmeiras (FOTO: Cesar Greco/Palmeiras)
Mouche está prestes a sair (FOTO: Cesar Greco/Palmeiras)

Nathan
Sem espaço, procura um clube onde possa jogar com frequência em 2016. Em um dos treinos, foi deslocado para o meio, enquanto o auxiliar técnico Alberto Valentim ocupou a zaga. Em outro, foi lateral-direito. 

Fellype Gabriel
Passou o ano passado todo sofrendo com problemas físicos e apresentou-se para a pré-temporada abaixo da forma ideal. Não participou dos coletivos porque faz trabalho de recondicionamento na academia. Pode ser negociado.

Mouche
No coletivo de quarta-feira, em que quase todos os atletas foram testados, nem chegou a entrar no time reserva. Sua saída é questão de tempo.

Jobson
Estourou a idade do sub-20 e não será usado. Verdão procura um clube para ele.