Cuca (Foto: Reginaldo Castro/LANCE!Press)

Cuca era o primeiro nome na lista do clube após a saída de Marcelo Oliveira (Foto: Reginaldo Castro/LANCE!Press)

Thiago Ferri
12/03/2016
23:13
São Paulo (SP)

O Palmeiras definiu na noite deste sábado a contratação de Cuca. O técnico campeão da Libertadores de 2013 chegou a um acordo verbal com o Verdão e assinará na segunda-feira o contrato válido até dezembro. Junto dele, chegam seu auxiliar e irmão, Cuquinha, e o analista de desempenho Eudes Pedro.

A previsão era que uma reunião neste domingo definisse as tratativas, mas as partes anteciparam o desfecho positivo. De acordo com o clube, Cuca viaja para São Paulo na segunda-feira para assinar contrato. Ele provavelmente será apresentado no mesmo dia.

Sem clube, o comandante era o primeiro nome da lista do clube após a demissão de Marcelo Oliveira e o plano era resolver tudo a tempo de o contratado ficar no banco de reservas contra o Nacional, na próxima quinta-feira, pela Copa Libertadores.

De seus auxiliares, Eudes chega para trabalhar ao lado de Gustavo Nicoline, Gabriel de Oliveira e Rafael Costa, que formam o departamento de análise de desempenho do Palmeiras. Embora o preparador físico Juvenílson de Souza tenha sido mandado embora junto de Marcelo, o clube ainda não anunciou um novo funcionário para o setor, um dos mais criticados no clube. A diretoria ainda busca uma opção para esta função.

O LANCE! ouviu de pessoas ligadas à diretoria do Verdão que os vencimentos do novo técnico não fugirão muito do patamar de Marcelo Oliveira, que ganhava R$ 400 mil mensais. Até dezembro, na China, Cuca recebia mais de R$ 1 milhão por mês.

Jogador do Palmeiras em 1992, Cuca sempre deixou clara sua intenção de voltar ao clube como treinador. Aos 52 anos, ele já comandou diversos grandes clubes do Brasil: Botafogo, Santos, Fluminense, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro e Atlético-MG. Entre 2014 e 2015, treinou o Shandong Luneng (CHN).

O contrato de Cuca é curto, pois no fim do ano há eleições presidenciais no Palmeiras. O mandato de Paulo Nobre também se encerra em dezembro. Neste domingo, o Verdão entra em campo, mas terá Alberto Valentim como técnico interino. O jogo está marcado para as 11h, no Pacaembu.