Thiago Ferri
01/05/2016
14:28
São Paulo (SP)

O Palmeiras acertou a contratação do zagueiro Yerry Mina, do Santa Fe (COL). O clube comprou os direitos econômicos do jogador de 21 anos, tido como uma das promessas do futebol colombiano. O Verdão informou em seu site oficial que o reforço chega após o término do campeonato nacional para realizar exames e assinar contrato por cinco temporadas.

O Campeonato Colombiano ainda tem mais quatro rodadas em disputa e acaba no dia 22 de maio. Além disso, a janela de transferência do exterior está fechada neste momento e reabre entre 20 de junho e 19 de julho. Assim, o reforço só terá condições de estrear pelo Palmeiras a partir da 10ª rodada do Brasileirão, em 22 de junho. Caso vá para a seleção de seu país na Olimpíada, algo provável, ele voltará a ser desfalque em agosto.

Reforçar o setor era um dos principais desejos de Cuca, que chegou a pedir a contratação de Gum, do Fluminense. O Verdão, contudo, preferiu investir em um jogador mais novo e que vem chamando a atenção no seu país. No Verdão, além da boa estatura (1,93m), a qualidade para sair jogando e o tempo de bola foram pontos que agradaram. Forte no jogo aéreo, o reforço marcou três gols nesta Libertadores, quatro contando toda a temporada.

Na Colômbia, Mina é considerado o defensor mais promissor do país. Além do Verdão, outros times da Europa também estava de olho no atleta, que tornou-se profissional em 2013, no Deportivo Pasto (COL).

Já no Santa Fe, conquistou a Copa Sul-Americana de 2015. Nesse último sábado, Yerry Mina foi titular na vitória do Santa Fe por 1 a 0 sobre o Rionegro Aguias. De acordo com a imprensa colombiana, a oferta do Palmeiras era “irrecusável”. Os valores ainda não foram revelados, mas o Santa Fe também já anunciou a venda.

Atualmente, Thiago Martins é o zagueiro que atua ao lado de Vitor Hugo. Além da dupla, Cuca tem à disposição no elenco: Edu Dracena, Roger Carvalho, Leandro Almeida e Augusto, recém-promovido do sub-20. Destes, Leandro ainda deve ser negociado.