LANCE!
27/11/2016
20:04
São Paulo (SP)

O jogo do título foi neste domingo, com vitória sobre a Chapecoense, apenas confirmando algo que o Palmeiras começou a construir em 14 de maio, no Allianz Parque. Mais um Brasileirão foi conquistado e o LANCE! listou nove jogos-chave do novo campeão brasileiro até a confirmação do título. Não foi fácil escolher apenas nove. Mas com certeza são jogos inesquecíveis para o palmeirense que ficou 22 anos à espera de um novo Brasileirão. Relembre e reveja os gols:

1) Palmeiras 4x0 Atlético-PR - 14/5 - Allianz Parque

Brasileirão - Palmeiras x Atlético PR
Gols: Róger Guedes, Jesus (dois) e Thiago Martins
(Foto: Miguel Schincariol/Lancepress!)

Depois da promessa de título feita por Cuca, havia a curiosidade para saber como o time responderia. Pois a estreia foi a melhor possível: no Allianz Parque lotado, como sempre, o Verdão goleou com tranquilidade o Atlético-PR por 4 a 0. Paulo Autuori havia dito antes do jogo que Cuca foi presunçoso ao falar em título com tanta antecedência. Deve ter se arrependido depois. Torcedores foram à arquibancada com a mensagem: "Estamos juntos rumo ao título".


2) Flamengo 1x2 Palmeiras - 5/6 - Mané Garrincha

Gabriel Jesus contra o Flamengo
Gols: Gabriel Jesus e Jean (foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras)

Mesmo fora de casa, o Palmeiras levou um ótimo público para o jogo em Brasília e chegou a dividir os gritos nas arquibancadas do Mané Garrincha. Os mandantes aqueceram sob vaias antes do jogo. Aquela foi a primeira vitória do Verdão fora de casa no Campeonato Brasileiro, e que colocou o time no G4. 


3) Palmeiras 1x0 Corinthians - 12/6 - Allianz Parque

Palmeiras x Corinthians
Gol: Cleiton Xavier (Foto: Eduardo Viana/Lancepress!)

Palmeiras x Corinthians, 12 de junho... Em 1993, o Dérbi no Dia dos Namorados deu ao Verdão o título paulista após 17 anos de jejum com a goleada por 4 a 0. Em 2016, o Palmeiras novamente venceu o rival na data, desta vez por "apenas" 1 a 0, gol de Cleiton Xavier. O resultado colocou o time de Cuca na segunda colocação, cada vez mais perto da ponta.


4) Inter 0x1 Palmeiras - 17/7 - Beira-Rio

Internacional x Palmeiras
Gol: Erik (Foto: Itamar Aguiar/Freelancer/Lancepress!)

Já na liderança do Brasileiro, o Palmeiras foi ao Beira-Rio para acabar com um longo jejum: eram 19 anos sem vencer no estádio do Inter. Pois com o gol solitário de Erik logo no início, o Verdão quebrou a marca negativa e abriu três pontos na primeira colocação. O Colorado, na época, era rival direto.


5) Palmeiras 1x1 Flamengo - 14/9 - Allianz Parque

Palmeiras x Flamengo (Foto:Eduardo Viana/LANCE!Press)
Gol: Gabriel Jesus (Foto:Eduardo Viana/LANCE!Press)

O jogo entre líder e vice-líder do Brasileiro no Allianz Parque tinha clima de decisão. Gabriel Jesus foi tratado como dúvida durante a semana por conta de um trauma na coxa, e ele não só foi titular, como fez o gol do empate em 1 a 1, aos 36 minutos do segundo tempo. Apesar da decepção por jogar mais de um tempo com um a mais, o resultado foi importante para não deixar o Fla assumir a ponta. O Palmeiras manteve a vantagem de dois pontos.


6) Corinthians 0x2 Palmeiras - 17/9 - Arena Corinthians

Palmeiras x Corinthians
Gols: Moisés e Mina (Foto: Marcello Zambrana/AGIF/Lancepress!)

Diante da empolgação rubro-negra após o empate no Allianz Parque, o Palmeiras foi para o Dérbi pressionado. Um tropeço no clássico poderia fazer o Fla, enfim, ultrapassar o Verdão. Pois em uma partida emblemática, o líder dominou seu rival na Arena Corinthians, fez 2 a 0 com tranquilidade e não correu riscos. O Palmeiras dominou todo o clássico em Itaquera, em um claro recado de que não seria fácil tirá-lo da ponta.


7) Figueirense 1x2 Palmeiras - 16/10 - Orlando Scarpelli

Figueirense x Palmeiras
Gols: Jean (dois) (Foto: Agencia Elêvem/Lancepress!)

Em clima de guerra, com discussões sobre a arbitragem dos dois lados, o Palmeiras venceu o Figueirense, no Orlando Scarpelli, por 2 a 1. A rodada foi perfeita: Flamengo e Atlético-MG, então os concorrentes ao título, perderam e o Verdão abriu a maior distância na liderança até então: quatro pontos. Ali eram 14 partidas sem derrota no Brasileiro.


8) Palmeiras 1x0 Internacional - 6/11 - Allianz Parque

Palmeiras x Internacional
Gol: Cleiton Xavier (Foto: Guga Gerchmann/Raw Image/Lancepress!)

A vitória magra sobre o Internacional no Allianz Parque fez o Palmeiras abrir seis pontos na liderança. O clima na arena era de decisão - ao fim da partida, Dudu se emocionou, jogadores e comissão técnica se reuniram no centro do campo para rezar e a comemoração foi intensa nos vestiários. Após este jogo, o time precisava de mais sete pontos em quatro jogos para ser campeão. O Santos venceu a Ponte Preta antes daquela partida, diminuindo a diferença para três antes de uma rodada complicada para o Verdão, contra o Galo.


9) Palmeiras 1x0 Botafogo - 20/11 - Allianz Parque

palmeiras x botafogo
Gol: Dudu (Foto: Thomas Santos)

Após o empate brigado em 1 a 1 com o Atlético-MG na quinta-feira, o Palmeiras entrou em campo no domingo podendo ser campeão. Tinha de vencer, torcer por derrota do Santos contra o Cruzeiro e empate do Flamengo contra o Corinthians. Só faltou o Peixe perder... Nada que estragasse a festa. O estádio foi à loucura com o gol de Dudu e o gol de empate do Cruzeiro (2 a 2) anunciado no fim da partida. O cenário ficou claro: faltava apenas um ponto para o Palmeiras encerrar o jejum de 22 anos. Ninguém tiraria mais a taça do Palestra Itália... 


Quem foi o melhor jogador do Palmeiras no Brasileirão? Participe do duelo: