Zé Roberto - Palmeiras (FOTO: Cesar Greco/Palmeiras)

Zé Roberto estará em campo contra o Vasco neste domingo (FOTO: Cesar Greco/Palmeiras)

Fellipe Lucena
08/11/2015
08:05

O Palmeiras venceu os quatro jogos que disputou contra equipes cariocas no Brasileirão deste ano e está a duas partidas de atingir uma marca histórica: o primeiro deles é contra o Vasco, às 17h deste domingo hoje, no Allianz Parque.

Se bater os cruz-maltinos e também o Flamengo, na última rodada, o Verdão terminará a competição com 100% de aproveitamento contra clubes do Rio de Janeiro. Será a melhor campanha da história do clube diante de cariocas.

O Alviverde foi perfeito contra esses rivais em outras quatro edições do atual Campeonato Brasileiro (considerando desde 1971), mas nunca com tantos jogos e em formato de todos contra todos: 1974 (um jogo), 1978 (dois jogos), 1979 (um jogo) e 1993 (quatro jogos).

O Verdão foi perfeito contra cariocas em quatro edições do Brasileiro, mas nunca com tantos jogos como seria em 2015

Além disso, o clube defenderá um longo tabu contra o Vasco nesta tarde: a última vez que a equipe da Colina venceu o Palmeiras em São Paulo foi em 2001 – 3 a 1, no Teixeirão, em São José do Rio Preto. Na capital, a última vitória vascaína foi na final da Copa Mercosul de 2000, por 4 a 3, em virada histórica no Palestra Itália. A "freguesia" já dura dez jogos, com seis vitórias palestrinas e quatro empates.

Essa será a primeira visita do Vasco ao novo estádio palmeirense. No período de reforma, o Verdão manteve-se superior mesmo jogando no Pacaembu ou em Barueri.

- Não dá para pensar em favoritismo. Será um jogo mais aberto, pois o Palmeiras sempre vai para cima em casa, empurrado pela torcida, e para o Vasco não interessa o empate - avaliou Marcelo Oliveira.

ANOS EM QUE O VERDÃO FOI 100% CONTRA CARIOCAS:

1993
Na campanha do título brasileiro, o Verdão encarou Vasco e Fluminense na primeira fase. Quatro jogos e quatro vitórias. No Rio, 1 a 0 no Vasco e 4 a 2 no Flu. No Palestra, 2 a 0 no Vasco e 2 a 1 no Flu.

1979
Verdão entrou direto na terceira fase e só jogou uma vez contra um clube do Rio: vitória por 4 a 1 sobre o Flamengo fora de casa. Perdeu para o Internacional na semi.

1978
Encarou dois times pequenos do Rio e venceu os dois: 3 a 1 no Goytacaz, como visitante, e 5 a 1 no América, em casa.

1974
Palmeiras caiu no grupo do Flamengo na segunda fase e venceu por 3 a 1 em casa, mas não se classificou.

PALMEIRAS X CARIOCAS NO BRASILEIRÃO 2015

Fluminense
Na sétima rodada, Jean abriu o placar para os cariocas no Allianz Parque, mas Rafael Marques e Cristaldo garantiram a virada palmeirense: 2 a 1.

Vasco
Pela 15ª rodada, o embalado Verdão não teve piedade da crise vascaína e fez 4 a 1 em São Januário: Leandro Pereira (duas vezes), Dudu e Victor Ramos marcaram os gols. Riascos descontou.

Flamengo
Na última rodada do primeiro turno, rubro-negros tomaram 4 a 2 no Allianz: Jackson, Samir (contra), Dudu e Alecsandro. Ederson fez os dois do Fla.

Fluminense
Na 26ª rodada, Jean abriu a contagem, mas Barrios (três vezes) e Jesus garantiram a goleada verde por 4 a 1.