Valentino Rossi (Yamaha) - GP da Catalunha

Foto: AFP PHOTO / LLUIS GENE

Gabriel Ibrahim
22/06/2016
09:10
Brasil

A oitava etapa do Campeonato Mundial de Motovelocidade, MotoGP vai acontecer no circuito histórico de Assen, na Holanda, neste domingo (26). A pista é a única a sediar todo ano pelo menos uma etapa do Campeonato. Desde sua criação em 1949, ela já passou por várias reformas. A mais recente em 2016. O trajeto pode ter mudado, mas a sensação de adrenalina proporcionada a cada nova corrida permanece a mesma.

Assen é um circuito especial para o piloto italiano Valentino Rossi. Foi lá que ele ganhou sete vezes na categoria de elite da Motovelocidade. O local foi cena também de sua centésima vitória em 2009. Outra vitória das mais empolgantes de Rossi em Assen foi em 2015 contra, o atual líder na classificação geral, Marc Marquez.

Na prova deste fim de semana, Marquez tem a chance perfeita de somar mais pontos sobre os pilotos Jorge Lorenzo e Rossi que estão na segunda e terceira colocação, respectivamente no placar geral.

Marquez tem no momento 10 pontos de vantagem sobre Lorenzo e 22 sobre Rossi. Esta é a disputa mais acirrada da MotoGP em um Campeonato Mundial desde que Casey Stoner, Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa estiveram separados por apenas 19 pontos em 2012.

Ainda assim não há um favorito para o Campeonato já que tanto Rossi como Lorenzo abandonaram duas provas esta temporada e Marquez se acidentou na etapa em Le Mans, na França.
Tanto para Marquez quanto para Lorenzo, o trajeto em Assen, por algumas vezes, não foi o palco do melhor desempenho dos pilotos. Foi nessa pista que o espanhol chegou em segundo lugar quatro vezes depois de ficar muito perto da liderança.
Para Lorenzo, situações fora de seu alcance marcaram o fracasso do piloto. Ele foi arrastado por dois pilotos em 2011 e outra vez em 2012. Já em 2013 a má sorte continuou a persegui-lo e ele quebrou a clavícula em um dos treinos. A última vitória do piloto em Assen foi em 2010, depois disso no mesmo circuito ele voltou a subir o pódio apenas no ano passado com o terceiro lugar.