LANCE!
25/02/2016
07:00
São Paulo (SP)

O relatório divulgado na última quarta-feira pela CBF mostra o cenário do mercado de transferências envolvendo jogadores brasileiros. Os dados são de 2015, antes, portanto, da onda de contratações chinesas.

Dos 691 jogadores brasileiros negociados para o exterior, 136 foram para Portugal. Em 2015. Normalmente, o investimento dos clubes portugueses costuma ser baixo e com bom lucro futuro. Bruno Mendes, ex-Guarani, Botafogo e Avaí, é um dos inúmeros casos. Promissor, tem apenas 21 anos e joga no Vitória de Guimarães.

O Japão é o segundo destino dos brasileiros, com 44 jogadores no ano anterior. Recentemente, Élton trocou o Vitória pelo JEF United e Souza deixou o Bahia para jogar no Cerezo Osaka .

A Ásia é o maior mercado com a Coreia do Sul (26) como terceiro maior comprador e os Emirados Árabes Unidos (23), quarto. O Uruguai também foi responsável por 23 contratações.

Só aí que aparece a Espanha como uma das maiores ligas europeias. Os espanhóis levaram 21 jogadores brasileiros, saídos de times locais, em 2015. Mesmo assim, não são jogadores que figuram entre os principais nomes, como Petros, do Corinthians para o Bétis.

A seguir aparecem centros como EUA (18), Turquia (16) e Itália (15). No entanto. Países como Malta, Índia e Bolívia levaram 14 jogadores, cada. A Índia, por exemplo, tinha Elano e Lúcio.

A decepção fica por conta de grandes centros como Alemanha, França e, principalmente, Inglaterra. Os alemães contrataram cinco brasileiros do mercado nacional, contra dez franceses e quatro ingleses.

Brasileiros que jogavam no Brasil para o exterior

136: PORTUGAL
44: JAPÃO
26: COREIA DO SUL
23: EMIRADOS ÁRABES, URUGUAI,
21: ESPANHA,
18: ESTADOS UNIDOS,
16: TURQUIA,
15: ITÁLIA
14: MALTA, ARÁBIA SAUDITA, ÍNDIA, BOLÍVIA
13: CHINA, MÉXICO, POLÔNIA
12: TAILÂNDIA, HONG KONG,
11: IRÃ, ÁUSTRIA
10: GUATEMALA, FRANÇA, ALBÂNIA
8: GRÉCIA,
7: KUWAIT, UCRÂNIA, CHIPRE, ESLOVÁQUIA, OMÃ
6: ROMÊNIA, BAHREIN
5: FINLÂNDIA, IRAQUE, QATAR, ALEMANHA, NICARÁGUA,
4: PARAGUAI, SÉRVIA, MALÁSIA, INGLATERRA, EL SALVADOR, ARMÊNIA, COLÔMBIA
3: AZERBAIJÃO, GEÓRGIA, COSTA RICA, CAZAQUISTÃO, BÓSNIA, ISRAEL, TUNÍSIA, JORDÂNIA, HONDURAS, CHILE, BULGÁRIA,
2: RÚSSIA, SUÉCIA, MOLDÁVIA, LUXEMBURGO, MACEDÔNIA, DINAMARCA, MYANMAR, REPÚBLICA TCHECA, TRINIDAD, ESLOVÊNIA, NORUEGA, MARROCOS, MALDIVAS
1: LÍBANO, LETÔNIA, ESTÔNIA, BÉLGICA, VENEZUELA, SINGAPURA, CROÁCIA, CANADÁ, ARGENTINA, ARGÉLIA, ETIÓPIA, EQUADOR, SUDÃO, PERU, PANAMÁ