LANCE!
18/01/2016
12:17
São Paulo (SP)

A temporada 2016 do tênis já começou e com ela o primeiro Grand Slam, o Australian Open. Com quatro títulos nas últimas cinco edições, Novak Djokovic chega como favorito ao título mais uma vez. O sérvio é recordista no torneio em piso sintético, com um troféu a mais que o americano aposentado Andre Agassi e o suíço Roger Federer.

Djokovic estreou com vitória por 3 sets a 0 sobre o sul-coreano Hyeon Chung. Federer venceu na estreia o georgiano Nikoloz Basilashvili por 3 sets a 0 e enfrenta na próxima fase o ucraniano Dolgopolov. No ano passado, o suíço foi eliminado na terceira rodada.

Dos jogadores ainda em atividade, apenas Stan Wawrinka e Rafael Nadal conseguiram conquistar o Grand Slam. Em 2009, Nadal derrotou Federer na decisão, mas perdeu em 2012 e 2014, sendo a última justamente para Wawrinka.

Antes deles, ganharam o torneio no piso sintético Ivan Lendl (2), Jim Courier (2), Boris Becker (2), Sampras (2), Mats Wilander (1), Petr Korda (1), Kafelnikov (1), Thomas Johansson (1) e Marat Safin (1).