Palmeiras x Corinthians

Palmeiras x Corinthians, domingo passado, foi último clássico o ano com as duas torcidas (Foto: Daniel Vorley/AGIF/Lancepress!)

LANCE!
05/04/2016
10:59
São Paulo (SP) 

A decisão do governo de São Paulo de proibir torcida visitante nos clássicos do estado até o fim do ano pode gerar uma situação inusitada. Nas semifinais do Paulistão, marcadas para o dia 24 de abril, poderemos ter partida única com torcida única. Trocando em miúdos, se houver clássico(s) em um ou nos dois jogos que definirão os finalistas, um dos lados não contará com o apoio de seus fãs em nenhum momento. 

Isso pode acontecer porque o regulamento do Paulistão prevê jogo só de ida nas semifinais. Tem sido assim desde 2011 e nesses cinco anos seis dos dez confrontos únicos nessa fase foram clássicos. Apenas em 2014 a definição dos finalistas não se deu em duelo de rivais históricos. Em 2011 e ano passado as duas semifinais foram clássicos, ambas com Corinthians x Palmeiras e Santos x  São Paulo. Como Corinthians e Santos tem as melhores campanhas com certa folga, provavelmente serão os favorecidos nessa circunstância. Assim, palmeirenses e são-paulinos ficariam sem ter ingressos nas semifinais. 

Antes da nova medida, tomada como resposta aos novos episódios de violência entre torcedores registrados no último domingo, os mandantes destinavam 5% dos ingressos para a torcida visitante. Além dessa determinação, o governo também ordenou aos clubes que não repassem mais ingressos a organizados, que devem comprar os bilhetes pelos mecanismos disponíveis aos torcedores comuns.