LANCE!
12/01/2017
09:02

Cadastre-se no LANCE! ESPRESSO

*|MC:SUBJECT|*
Se você não conseguir visualizar, clique aqui

As perspectivas do esporte muito além da informação. De segunda a sexta um resumo do que foi notícia e o que de mais importante vai acontecer. Uma seleção do LANCE! com comentários e análise de Luiz Fernando Gomes. Saboroso como um café espresso. Para comentar: lfgomes@lancenet.com.br

Um baita desafio

A saída de Bernardinho do comando da seleção é mais do que o fim de um ciclo. O peso de suas conquistas – quatro finais olímpicas com duas medalhas de ouro e três títulos mundiais – dificilmente será superado algum dia. É um legado mas também um fardo para quem o substitui. E Renan Dal Zotto sabe disso – em sua primeira entrevista foi logo dizendo que é preciso segurar a onda com as comparações e trabalhar duro.  Outro expoente da geração de prata, o novo técnico há sete anos não dirige um time. Sua maior conquista foi o título da Superliga com o Cimed em 2007. Para ele, como para a seleção, também será um recomeço. Que tenha sorte e sucesso.

O papel do ex-treinador

A hegemonia absoluta no vôlei mundial que o Brasil desfrutou por alguns anos no início desse século deve-se, é inegável, principalmente à capacidade do treinador. Mas não apenas a isso. Contribuiu uma gestão da CBV profissionalizada, avançada e focada em resultados a partir da lapidação de talentos já nas categorias de base. Agora, afastado das quadras mas ainda ligado à CBV, segundo o diretor Radamés Lattari como “uma espécie de coordenador, de olho na base”, Bernardinho poderá ajudar Renan em sua missão. Oferecendo toda a sua experiência e prestígio para manter - para alguns, resgatar - o vigor da gestão do vôlei. Diga-se o que quiser sobre a personalidade e os métodos do antigo treinador. Mas, polêmicas à parte, ele é um vencedor.

Natal, Brasília e por aí

O Flamengo, que pelo menos neste início de ano continuará sua trajetória de clube nômade, sem ter uma casa, deve enfrentar o Boavista, na estreia do Carioca, na Arena das Dunas, em Natal. Já o jogo contra o Grêmio, pela Primeira Liga, será realizado em Brasília. Viagens desgastam e prejudicam a preparação do time. Mandar jogos fora incomoda a torcida - no caso do Carioca há ainda o agravante de que, sem contrato com a Globo, as partidas do rubro-negro podem não ter TV.  Mas não há alternativas para o clube: a Arena da Ilha só fica pronta em fevereiro e a situação do Maracanã, sabe-se lá quando será resolvida.

Conta a ser paga

O Palmeiras vai receber da Fifa cerca de R$ 500 mil de indenização pela contusão deFernando Prass durante os preparativos da seleção olímpica. O pagamento é parte de um mecanismo criado pela entidade para proteger clubes que cedem jogadores a seleções em competições oficiais. Deveria ser uma obrigação, também, das federações nacionais. Aliás, por que não discutir-se ainda o pagamento aos clubes pela simples cessão de jogadores? Afinal, ainda mais em um calendário como o nosso, em que as competições não respeitam sequer as datas Fifa, ceder jogadores à seleção por vezes causa prejuízos irreparáveis em campo e aos cofres. Enquanto a CBF faz  vista grossa e não paga a conta. 

Tiroteio geral. Como se já não tivessem problemas demais, a diretoria do Corinthians e até a nova oposição do clube sentiram ontem a insatisfação da torcida. A Gaviões protestou contra tudo e contra todos na reapresentação do time. Roberto de Andrade, seu vice André Negão e Andrés Sanchez foram os alvos.

 

Que decepção! Quando falou em entrevista que os torcedores deveriam sempre ter cautela ao sonhar com novas contratações, o presidente do Flamengo, Bandeira de Mello, certamente não foi ouvido pela torcida do Grêmio. Os gaúchos fizeram festa no aeroporto para receber o atacante uruguaio Gabriel Fernández. Poucas horas depois, contudo, o clube divulgou nota desistindo do negócio, por falta de um acordo. E a festa virou desilusão.

300 vezes MSN

Não foi apenas uma vitória. Ao derrotar o Athletic Bilbao por 3 a 1, avançando às quartas-de-final da Copa do Rei, o Barcelona viu o trio MSN romper a barreira dos 300 gols marcados. E parece que o roteiro foi combinado. Sabe de quem foram os gols do Barça? Acertou quem respondeu Messi, Suarez e Neymar, que encerrou um jejum de 11 jogos sem marcar. De quebra, a vitória dá um alívio nas desconfianças da torcida e da imprensa espanhola após atuações pouco convincentes do time.

Daniel Bortoletto comenta as razões que levaram Bernardinho a deixar o comando da seleção de vôlei masculino e faz uma análise dos 16 anos de parceria bem sucedida entre a CBV e o treinador.

Amir Somoggi considera um erro a decisão da Fifa de ampliar para 48 as seleções da Copa do Mundo, a partir de 2026. Para ele, a perda de qualidade técnica vai impactar no interesse do público, das emissores e dos patrocinadores pelos jogos, podendo até comprometer as receitas.

Marcelo Bechler trata de uma pesquisa da TV catalã em que torcedores do Barcelona “elegem” Piqué para presidente do clube, superando ex e atuais dirigentes e até o técnico Guardiola. “A forma como Piqué defende o Barça, representa o torcedor do clube”, explica o colunista.

Cruzeiro e Palmeiras bateram o martelo. O lateral-direito Fabiano continuará no Verdão que comprou 40% dos direitos. Já o atacante Willian foi cedido pelos mineiros como parte da negociação que manteve Robinho na Toca da Raposa. Bom para todos.

 

O Palmeiras também apresentou ontem, oficialmente, o meia Raphael Veiga, de 21 anos, contratado ao Coritiba. O jogador disse que vestir a camisa do Verdão é a realização de um desejo de família,  de um sonho de seu avô.

 

O Santos corre contra o tempo. O clube enviou emissário à Alemanha para tentar convencer o Wolfsburg sobre os termos do empréstimo de Bruno Henrique, negociando valores e deixando em aberta a possibilidade de contratação ao fim do acordo.

 

O Flamengo espera a rescisão do contrato de Fernandinho com o Grêmio para recontratar o atacante por mais duas temporadas. O jogador chegaria sem custos de negociação e seus salários já estão definidos.

 

O Fluminense oficializou, enfim, a chegada do lateral-direito Lucas, de 28 anos, que pertence ao Palmeiras e ficará, por empréstimo, até o fim do ano nas Laranjeiras.

 

O São Paulo perdeu o volante Joao Schmidt. O jogador comunicou que não renovará seu contrato e já acertou transferência para o Atalanta, da Itália. Outro que está deixando o Tricolor é o diretor-executivo, Marco Aurélio Cunha, que reassume seu posto na CBF.

 

O Corinthians está próximo de fechar a contratação do zagueiro Pablo que, após passar pela Ponte, está no Bordeaux, da França. O jogador acertou salários e chegará por empréstimo de um ano.

 

O Atlético-MG acertou a contratação do volante Roger Bernardo, de 31 anos, que fica no Galo por três temporadas. O jogador, contudo, só se apresentará em julho, quando termina seu vínculo com o Ingolstadt da Alemanha.

 

O Sport acertou as bases do contrato do atacante André e depende apenas da liberação pelo Sporting de Lisboa para anunciar oficialmente a volta do jogador que já teve passagem de sucesso pela Ilha do Retiro.

O Atlético-PR negocia a contratação do veterano meia Carlos Alberto. O jogador de 32 anos deve assinar por um ano. O Furacão também quer o lateral-direito Léo, do Flamengo, e pode ceder em troca o meia Marcos Guilherme que interessa ao clube carioca.

 

O Coritiba trabalha para ter o meia Ederson, do Flamengo. O jogador está parado por contusão desde julho e sua volta ao time titular é difícil, por conta das novas contratações do rubro-negro. Isso pode facilitar o negócio.

 

O Inter fechou a cotratação do lateral-direito Uendel do Corinthians. O jogador já se despediu dos companheiros do Timão e vai se apresentar em Porto Alegra para o Gaucho e a Série B.

7

Este é o número da camisa que o argentino Montillo, apresentado ontem torcida, vai usar no Botafogo. Não é qualquer camisa: Garrincha, Túlio e Jairzinho já a vestiram. É uma honraria que nem os dois últimos ídolos do clube, Seedorf (10) e Loco Abreu (13), conseguiram desfrutar em General Severiano.

Gostou? Encaminhe para um amigo
Copyright © *|CURRENT_YEAR|* *|LIST:COMPANY|*, Todos os direitos reservados.
Você está recebendo este email porque cadastrou seu email no nosso site.

LANCE!
lance.com.br
Brasil

Se ainda não é assinante se inscreva aqui

Deseja parar de receber nossos emails? Clique aqui

*|IF:REWARDS|* *|HTML:REWARDS|* *|END:IF|*
Espresso
Espresso