XTERRA Brazil

Chuva não desanimou os atletas do XTERRA Brazil Tour no final de semana (Foto: Thiago Lemos)

LANCE!
06/06/2016
14:48
Paraty (RJ)

Conceituada por sua ampla bagagem cultural, a histórica cidade de Paraty (RJ) teve um fim de semana que fugiu completamente à rotina pacata de seus habitantes. Tudo porque o município abriu suas portas para mais uma etapa do XTERRA Brazil Tour, maior festival de esportes outdoor do planeta. Mais de 2500 atletas aportaram no litoral Sul Fluminense para testarem seus limites em provas de oito modalidades distintas. O que se viu, mais uma vez, foi uma bonita integração dos participantes com os recursos naturais do local. Pessoas de diversas idades, incluindo as crianças, que tiveram no domingo uma prova exclusiva, estiveram presentes ao XTERRA Village, montado no Areal do Pontal, para prestigiar a primeira etapa da temporada 2016 do evento na região.

Na sexta-feira (3), Paraty começou a vivenciar o clima de competição. Com a retiradas dos kits e o simpósio técnico de alguns esportes, os atletas começaram a chegar em grande número na cidade. No sábado (4), as disputas começaram logo cedo e reuniram centenas de pessoas, entre praticantes e espectadores. Prova mais tradicional do festival, o XTERRA Triathlon teve a incumbência de abrir os trabalhos, logo no início da manhã. Segunda prova do dia, o XTERRA Swim Challenge deu sequência às atividades matutinas. No meio da tarde, foi a vez do XTERRA Half Trail Run (corrida de 21km) ganhar destaque com seus corredores. À noite, o XTERRA Short Night Run (corrida de 6km) encerrou com chave de ouro o dia de provas com uma largada para lá de animada.

Nem mesmo a intensa chuva que castigou a cidade foi impedimento para que os atletas fizessem bonito no domingo (5), data de encerramento das competições. O dia começou com a largada do atletas do XTERRA MTB, divididos entre CUP PRO (40,5km) e Sport (29,5km). Ávidos por aventura, os atletas adoraram o cenário chuvoso e mesmo, sujos de lama, demonstraram muita satisfação em completar o percurso. Logo em seguida, foi a vez dos participantes do XTERRA MTB Enduro iniciarem seu trajeto. Por conta das fortes chuvas que atrapalharam as condições de segurança dos atletas, a organização optou por fazer apenas uma especial com os atletas, o que não foi nenhum impedimento para os endureiros mostrarem sua coragem e destreza no circuito. As crianças também deram o ar da graça pela manhã. Separadas por categorias, entre 1 e 13 anos, elas foram responsáveis por mais um show e encheram os pais e parentes presentes ao XTERRA Village de orgulho.

Atletas superam seus limites e têm ótima performance em Paraty

Nas provas mais disputadas desta edição do XTERRA Brazil, os inscritos novamente provaram seu valor dentro do certame nacional off road, testando todos os seus limites. No XTERRA Triathlon Elite Pro, Felipe Moletta abocanhou o título entre os homens e a experiente Sabrina Gobbo faturou a primeira colocação entre as mulheres. O XTERRA Half Trail Run teve Adenílson Ribeiro da Conceição e Geisla dos Santos como grandes vencedores. O MTB Cup Pro elevou ao primeiro lugar Sidnei Fernandes e Fernanda Prieto, respectivamente. Ambos levaram para casa, além dos troféus, o prêmio de dois mil e quinhentos reais. Por fim, Thiago Boaretto tornou-se o primeiro campeão do XTERRA MTB Enduro, que fez sua estreia no evento em Paraty.