Wada acusa Rússia de ignorar ajudas para combater o doping

Recém eleito, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, acusa que as regras relativas ao antidoping não são transparentes e que as denúncias feitas a Rússia não são justas

Vladimir Putin - Presidente da Rússia
(Foto: Alexey Nikolsky / Sputnik / AFP)

Escrito por

A Rússia vem ignorando a ajuda que a Agência Mundial de Antidoping (Wada, em inglês) tem oferecido para o combate e investigação de atletas que foram acusados de usar substâncias ilegais para melhorar seus rendimentos no esporte. A denúncia foi feita pelo presidente da Wada, Craig Reed, nesta quarta-feira.

Um dia depois do presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenar que os diplomatas do país trabalhassem para mudar o regulamento internacional de antidoping, sob a alegação de que as medidas teriam prejudicado a Rússia, Craig Reed revelou que as cartas enviadas para a Rússia não foram respondidas e que as ofertas feitas pela instituição “parecem ter caído em ouvidos surdos.”

A Wada quer ter acesso às amostras de exames, que estão lacradas, no laboratório de testes de Moscou, conhecido pela sigla RUSADA, suspenso desde novembro de 2015. Na ocasião, investigadores da Wada detalharam as irregularidades da agência. Com isso, desencadeou um escândalo no atletismo russo e os atletas da modalidade foram proibidos de participar das últimas Olimpíadas.

Richar McLaren, investigador da Wada, foi responsável por denunciar um esquema sistemático de doping, adotado e acobertado pela Rússia, que envolvia atletas russos durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sochi.

O presidente da Wada ressaltou que a Rússia precisa colaborar e lamentou que as autoridades russas estejam demorando tanto para tomar medidas e atuar junto no combate ao antidoping. O dirigente teme que, caso não tenha transparência, “toda vitória do esporte russo” possa vir a ser questionada.

Vladimir Putin, por sua vez, pediu para que o Ministério do Exterior tentasse alterar um tratado comum que serve como base do regulamento de antidoping mundial. Putin acredita que as regras atuais não são justas e que precisam ser “absolutamente transparentes”. Porém, não deixou claro quais medidas deveriam ser alteradas.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter