Duplas femininas do Brasil começam com três vitórias em cinco jogos nos EUA

Duda e Ágatha estreiam com vitória (Foto: Divulgação/FIVB)

LANCE!
09/02/2017
13:37
São Paulo (SP)

Os times femininos brasileiros largaram com três vitórias em cinco jogos na estreia do Major Series de Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, na última quarta-feira. Ágatha/Duda (PR/SE), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ) e Josi/Lili (SC/ES) venceram seus duelos, enquanto Larissa/Talita (PA/AL) e Elize Maia/Taiana (ES/CE) foram superadas, mas seguem com totais chances de classificação no complemento da primeira fase, nesta quinta-feira.

Embaladas pela conquista do Gigantes da Praia, no último domingo, no Parque Olímpico da Barra, Rio de Janeiro, Ágatha e Duda venceram o primeiro duelo internacional do novo time. Vitória por 2 sets a 0 (21/16, 21/10) sobre as norte-americanas Hochevar e Day. A paranaense medalhista olímpica e a sergipana volta à quadra nesta quinta para enfrentar as alemãs Bieneck/Schneider e as holandesas van Gestel/Meppelink pelo grupo E.

Quem também começou bem a campanha foi a medalhista olímpica Bárbara Seixas (RJ). Ao lado de Fernanda Berti ela superou as finlandesas Lahti e Parkkiken por 2 sets a 0 (21/11, 21/15) e saiu na frente do grupo A. Fernanda Berti fez uma análise do resultado positivo.

- Conseguimos impor nosso ritmo desde o começo, foi uma vitória importante para ganharmos confiança. A Bárbara me ajudou muito e conseguimos ajustar bem o posicionamento de defesa. Vamos estudar bastante as próximas adversárias, seguir um passo de cada vez. O torneio está muito bonito e organizado, vamos manter o foco até o final.

Josi e Lili, que assim como Fernanda e Bárbara avançaram do qualificatório, também começaram com vitória nos EUA. Elas superaram as italianas Martha Menegatti e Rebecca Perry por 2 sets a 0 (21/14, 21/11) e assumiram a liderança da chave C. Os próximos desafios da catarinense e da capixaba serão as alemãs Laboureur/Sude e as norte-americanas Kelly Claes e Kelly Reeves, ambos nesta quinta-feira.

Larissa e Talita (PA/AL), quartas colocadas na Rio-2016, começaram com um pequeno tropeço no grupo B. Vitória das holandesas Joy Stubbe e Jolien Sinnema no tie-break, por 2 sets a 1 (18/21, 21/18, 12/15). A dupla bicampeã brasileira volta às areias contra as australianas Bawden e Laird, e contra as norte-americanas Fendrick/Hughes. Larissa analisou o resultado da estreia e demonstrou confiança na recuperação.

- A dupla holandesa jogou muito bem, sacou muito bem. Talita e eu cometemos muitos erros e isso atrapalhou, mas amanhã é um novo dia. Está cedo, a temporada acabou de começar. Tivemos dois meses de férias e voltamos aos treinos há cerca de um mês, então é natural (a dificuldade). Vamos tentar melhorar para amanhã fazermos melhores jogos.

Quem também largou com revés foi a parceria formada por Elize Maia e Taiana (ES/CE), que perdeu no tie-break para as russas Birlova e Makroguzova: 21/17, 17/21, 18/20, em um jogo muito equilibrado. A parceria brasileira volta para mais dois jogos nesta quinta: contra as argentinas Ana Gallay/Georgina Klug e alemãs Borger/Meg Kozuch.