Cláudia Maria Pastor

Claudia conquistou a medalha de prata nos Jogos de Atlanta-1996 com a Seleção Brasileira (Foto: Divulgação)

LANCE!
21/03/2016
17:19
São Paulo (SP)

Aos 44 anos e aposentada das quadras, a ex-pivô Claudia Maria Pastor, vice-campeã olímpica em Atlanta-1996, nunca esperava ter de passar por essa situação. Mas a ex-jogadora vai leiloar a medalha de prata dos Jogos Olímpicos nos Estados Unidos para arrecadar dinheiro para conseguir bancar uma cirurgia de seu filho, Maurílio, de 13 anos.

O garoto é portador de uma síndrome rara e complexa, o hamartoma hipotalâmico, e precisa passar pela operação em Paris (FRA) para tratar da doença. No ano passado, ele já tinha passado por um procedimento cirúrgico na Fundação Adolphe de Rotschild, na França. O hamartoma hipotalâmico consiste em uma má formação congênita que pode provocar epilepsia de difícil controle.

- Foi um exemplo gigantesco de solidariedade e amor ao próximo, e ainda me emociono ao relembrar. Estivemos na França em junho, quando o Maurílio foi submetido à cirurgia de desconexão do hamartoma hipotalâmico, que é o responsável pelas crises convulsivas que sofre diariamente - afirmou Claudia, que conseguiu levar o filho para a França em 2015 após a ajuda de amigos e parentes com a arrecadação de fundos.

Agora, a ex-atleta, que é servidora da 1ª Vara do Trabalho de Americana, também tem pedido auxílio para juntar dinheiro. E uma das formas de conseguir isso é leiloando a medalha de prata olímpica.

A necessidade de uma nova cirurgia foi descoberta após um exame de ressonância magnética, já que Maurílio ainda sofre com algumas crises convulsivas. Entre consultas, exames e a operação, marcada para 13 de abril, a expectativa é de um gasto de 17 mil euros (cerca de R$ 70 mil).

- Recebi a notícia com apreensão e alívio ao mesmo tempo. Alívio por saber que a cura do Maurílio depende de uma nova cirurgia. Apreensão por novamente não possuir os recursos necessários para nosso retorno - disse a medalhista olímpica em Atlanta-1996.

Para arrecadar fundos, Claudia criou uma Ação entre Amigos, que sorteará uma moto e outros prêmios. Mais informações podem ser obtidas por meio de perfil no Facebook "Todos pela cura do Maurílio". O e-mail da campanha é claudiapastorcampanha@gmail.com.