Alexander Markin (foto:Divulgação)

Alexander Markin tem feito parte da seleção russa de vôlei (foto:Divulgação)

LANCE!
08/03/2016
18:15
São Paulo (SP)

A revelação do doping da tenista Maria Sharapova parece não ter sido o único de um atleta russo por conta do uso da substância Meldonium. Segundo a agência de notícias do país TASS, outros três atletas foram flagrados no exame antidoping pelo uso dessa mesma substância: Alexander Markin, jogador da seleção de vôlei, Sermion Elistratov, campeão olímpico na patinação no gelo em 2014, e Pavel Kulizhnikov, campeão mundial de patinação.

Markin até chegou a se destacar durante o pré-olímpico europeu e sua participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto, era praticamente certa.

A substância Meldonium passou a ser proibida pela Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês) no início deste ano.

O ministro do Esporte russo, Vitaly Mutko, se mostrou chocado com a quantidade de testes positivos pelo uso de tal medicamento. Mas segundo ele, novos casos devem aparecer já que a substância é usada por diversos esportistas do país.

O Meldonium é utilizada clinicamente como uma droga contra a isquemia (problema de circulação). A substância pode aumentar a performance dos competidores e acelerar a recuperação. Segundo Sharapova, ela usa o medicamento desde 2006 por indicação médica – tem deficiência de magnésio, batidas irregulares no coração, além de um histórico familiar de diabetes.