Três brasileiros seguem vivos no ISA World Surfing Games

Elivelton Santos e Wesley Dantas garantem vaga na quarta fase da competição, enquanto Raoni Monteiro supera francês Jeremy Flores e avança

Brasil tem bom dia mas perde Ian Gouveia no ISA World Surfing Games
Ian Gouveia se despede de competição olímpica (WSL / Ed Sloane)

Escrito por

Os brasileiros continuam avançando no ISA World Surfing Games, em Biarritz (FRA). Nesta sexta-feira, três dos quatro surfistas da equipe passaram de fase na competição. Elivelton Santos e Wesley Dantas garantiram vaga na quarta fase. Raoni Monteiro brilhou no Round dois, avançou e  deixou em segundo o local ​Jeremy Flores. O ponto negativo foi a eliminação de Ian Gouveia em uma das últimas baterias do dia, com um mar mexido e muito vento maral. Além deles, a equipe conta com Vitor Ferreira, como reserva. A disputa vai até este domingo e terá ainda a realização dos Rounds quatro e cinco, além das semifinais e final.

A expectativa maior com relação a este sábado é pela bateria que contará com três brasileiros na quarta fase do campeonato organizado pela Associação Internacional de Surfe (ISA, em inglês): Elivelton Santos, Wesley Dantas e Pedro Henrique, que corre por Portugal.

- Vai ser uma bateria pedreira e mais uma grande experiência para mim. Estou muito concentrado, mantendo o foco, e vou pra cima. Se vier a onda vou até o final e não vou desistir! - comentou Elivelton.

​Nesta sexta-feira, o grande destaque foi Raoni Monteiro. O surfista de Saquarema (RJ) começou sua bateria com uma onda média, mas acabou achando uma excelente esquerda​ ​que, muito bem surfada, lhe rendeu um 8,50, liquidando a fatura e mandando o surfista local Jeremy Flores para a segunda posição. No somatório, o brasileiro obteve 14,83, contra 13,83 do francês. Raoni tentará agora uma vaga no Round quatro neste sábado.

- Estou muito feliz. Já competi muito com o Jeremy. Ele é um grande surfista, super difícil de bater. As ondas estão melhores hoje, maiores do que ontem. A bateria foi boa. Ele está representando a França do melhor jeito possível, e eu representando o Brasil com tudo que posso também. No começo, peguei umas ondinhas não muito boas, mas no final remei pro outro lado, com a orientação do time, e consegui surfar melhor, fazer o que sei. Quero agradecer mais uma vez o convite por estar aqui - vibrou Raoni, que integrou o WCT por oito temporadas e foi convidado para participar do ISA Games no lugar de Wigolly Dantas, lesionado.

Ainda nesta sexta-feira, mas já pelo Round três, Elivelton Santos voltou a ter um ótimo desempenho em sua bateria e somou 13,00 pontos, ficando na segunda colocação, logo atrás de Guilherme Fonseca (POR). Wesley Dantas também fechou em segundo na sua bateria, com 11.93. Ariihoe Tefaafana, do Taiti, ficou em primeiro, somando 13,40.

- Passei mais uma bateria, o Brasil está com tudo. Continuem torcendo por nós que estamos fazendo o nosso melhor aqui em Biarritz! - pediu Wesley.

Ian Gouveia, por sua vez, até começou bem o dia, passando pela segunda fase. Contudo, enfrentou uma verdadeira loteria na seguinte, numa bateria de 15 minutos com muito vento maral, quando já escurecia em Biarritz, e acabou eliminado da competição na última onda, ficando com a terceira colocação entre os quatro surfistas participantes.

Confira os próximos confrontos dos brasileiros:


Round 3


Bateria 111
Miguel Blanco - POR
Jonas Bachan - AUT
Raoni Monteiro - BRA
Israel Barona - ECU

Round 4

Bateria 113
Jhony Corzo - MEX
Elivelton Santos - BRA
Pedro Henrique - POR
Wesley Dantas - BRA

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter