Alexandre Stanzioni, Riad Ribeiro, Serginho e Marcelo Zangrande

A Copa São Paulo será o primeiro desavio da equipe de vôlei do Corinthians Divulgação

LANCE!
12/07/2017
17:26
São Paulo (SP)

A LifeSquare recebeu o time profissional de vôlei masculino do Corinthians-Guarulhos nesta segunda-feira para fazer algumas avaliações físicas, destinadas a melhora da performance esportiva e para prevenção de lesões. O time liderado pelo bicampeão olímpico Serginho realizou a Termografia do Movimento e testes de força.

Marcelo Zangrande, preparador físico da LifeSquare, coordenou as avaliações.

- Fizemos uma bateria de imagens térmicas de cada atleta e assim criamos um banco de dados da equipe, que servirá de base para o monitoramento durante toda a temporada. O objetivo final é acompanhar as sobrecargas dos treinamentos e jogos, tentando ao máximo evitar qualquer tipo de lesão. E a parte de avaliação de força no Desmotec, segue o mesmo caminho, para detectarmos os desequilíbrios musculares, evitando mais uma vez qualquer tipo de sobrecarga - explicou Zangrande, que também teve experiência no voleibol, como preparador físico da Seleção masculina.

O treinador do time Alexandre Stanzioni, vice-campeão da Superliga, ressalta a importância dos testes físicos.

- As avaliações são fundamentais, primeiro porque a termografia pode nos dar um parâmetro sobre sobrecargas, então conseguimos fazer uma mensuração muito mais precisa, tentando evitar que um atleta passe do seu limite e fique lesionado. Na avaliação de força é a mesma coisa, precisamos de uma referência daquilo que podemos treinar mais ou menos na quadra - falou Stanzione.

A nova equipe iniciou os treinamentos há cerca de um mês e tem nomes consagrados do esporte, como Serginho, dono da camisa 10. O paranaense de 41 anos disputou quatro finais olímpicas consecutivas, vencendo dois ouros e duas pratas e quer continuar ganhando títulos pelo clube do coração.

- Apesar de ser uma equipe nova, é de alto nível, com jogadores de seleção brasileira, então já vamos brigar por títulos este ano. Começamos a jogar agora no início de agosto com a Copa São Paulo - disse o líbero, que atuou na Seleção Brasileira por 16 anos.

Além de todo o reconhecimento em quadra, ele ainda está fazendo sucesso com o lançamento de seu livro “Degrau por Degrau – A trajetória de Serginho, de Pirituba ao Olimpo”, escrito pelo jornalista Daniel Bortoletto.

- Na verdade a ideia do livro foi do Daniel, ele acompanhou a minha história desde 2001, quando entrei na Seleção - explicou o jogador que relata que um dos principais objetivos do livro é fazer com que as pessoas acreditem nos seus sonhos.

Riad Ribeiro, que já defendeu a Seleção, atua na posição central no Corinthians-Guarulhos e realizou pela primeira vez a termografia e o teste de força no Desmotec.

- Acho que foram avaliações muito importantes, porque vão ajudar nos treinamentos e nos jogos. Foram testes que nunca tinha feito, mas deu para ter um parâmetro daquilo que estou bem e do que preciso melhorar. Acho que esses dados vão servir para alcançarmos os objetivos da temporada - analisou o carioca de 35 anos.