Temporada 2017 do Mundial de salto em penhasco inicia na Irlanda

O competição começa neste sábado na ilha de Inis Mór e contará com os 22 melhores atletas do mundo

Temporada 2017 do Mundial de Salto em Penhasco tem início em piscina natural da Irlanda
O Mundial passará por Portugal, Itália, Estados Unidos, Bósnia e Chile Divulgação

Escrito por

A ilha de Inis Mór, na Irlanda, está preparada para receber a primeira etapa do Red Bull Cliff Diving 2017 neste sábado. Os 22 melhores atletas do mundo, divididos nas categorias feminina e masculina, irão saltar e mergulhar de plataformas com mais de 20 metros de altura em direção a uma pequena piscina natural em pleno oceano irlandês. A primeira das seis provas ao longo do ano terá transmissão ao vivo no Brasil, a partir das 8h (horário de Brasília), em www.redbull.tv.

Quatorze homens e oito mulheres – que competem na Irlanda pela primeira vez – de 12 nacionalidades disputarão o título mundial em seis etapas ao longo do ano. O Mundial passará, ainda, por Portugal, Itália, Estados Unidos, Bósnia e Chile. Logo de início, na Irlanda, um grande desafio: saltar das alturas e completar o mergulho perfeito em uma piscina natural retangular, depois de atingir 85 km/h em uma queda que dura apenas três segundos.

- Como é uma piscina natural no meio do mar, tem água entrando e saindo a todo momento, então o nível de água varia o tempo todo - explica a lenda do esporte Orlando Duque, que completa:

- Acontece de modo lento, mas é preciso ficar atento, porque se você calcular errado, pode se dar mal.

- A Irlanda é um dos lugares mais incríveis para saltar de penhasco, mas também um dos mais assustadores. Este é meu oitavo ano saltando de penhascos, então confio em todos esses anos de experiência para superar medos e desafios mentais - afirma o experiente David Colturi.

Além da parte mental, David Colturi terá que superar adversários como o britânico Gary Hunt, hexacampeão mundial  e vencedor do título do ano passado.

- Todos estão de olho em mim, mas sou um ótimo competidor e vou continuar dando meu melhor - avisou Hunt.

Entre as mulheres, a atleta a ser batida é a australiana Rhiannan Iffland, campeã mundial no ano passado, quando fez sua estreia no evento. A temporada 2017 será a nona do Red Bull Cliff Diving, criado em 2009. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter