Super Bowl - Tom Brady

Patriots conseguem vitória no Super Bowl na prorrogação AFP

LANCE!
07/02/2017
12:58
São Paulo (SP)

No último domingo, o Super Bowl mostrou que o interesse dos brasileiros por futebol americano vem se estabelecendo cada vez mais em território nacional. Segundo pesquisa divulgada pelo IBOPE Repucom, mais de 15 milhões de pessoas se declararam fãs de futebol americano no Brasil, o que representa 20% da população de internautas do país. Não à toa, alguns bares de São Paulo foram tomados por grupos apaixonados pela modalidade.

Na região do Jardim Paulista, em São Paulo, o bar Karavelle recebeu mais de 100 fãs e praticantes do esporte em um evento da equipe Spartans Football.

- Eu conheço o esporte há uns cinco anos e  jogo pelo Spartans há cerca de sete meses. Eu sempre acompanhei, mas acredito que os fãs eram um pouco separados. Você começa a descobrir que tem muitos torcedores, muita gente acompanhando a NFL, quando você vem em eventos como esse. Porque aí você enxerga que realmente há muitos que jogam e assistem. Nos últimos dois anos foi possível visualizar esse crescimento no Brasil - declara Fernando Dionizio, 28 anos.

Já no fim do terceiro quarto, Fernando, que é torcedor do Atlanta Falcons, estava confiante no título.

- Espero que o placar continue assim. Que continuemos mostrando o poderio ofensivo do Falcons, que foi uma marca durante todo o campeonato. É uma temporada que o time precisa coroar. Nós temos o MVP da NFL, temos um ataque fortíssimo com Julio Jones, Devonta Freeman, Tevin Coleman. Esse título vai ser bacana pra torcida do Falcons, que vem crescendo no Brasil. É o time que não tem nenhum Super Bowl, se o placar concretizar vai ser extremamente especial poder ter acompanhado isso ao lado do Spartans. Torcedor do Patriots tem que sofrer - ressalta.

Para Adinan Negrisoli, 19 anos, torcedor do Patriots, assistir ao jogo com os amigos, entre brincadeiras, estava um pouco mais complicado, mas ressaltou o evento.

- Acompanho o esporte desde 2012, que foi quando conheci o Patriots. Desde então, torço pelo time de New England. Em 2012, não tinha tanta gente que acompanhava. Eram grupos específicos que realmente gostavam da modalidade. De lá pra cá, muita gente do meu entorno começou a acompanhar, seja por amigos que já acompanhavam ou familiares. O número de torcedores do futebol americano cresceu visivelmente, e eventos como este, organizado pelo Spartans, também são de extrema importância para a modalidade. Porque traz visibilidade tanto dos estabelecimentos, como dos demais clientes, que podem entender que no Brasil não é só futebol, que o FA também tem seu espaço. E isso acaba abrindo ainda mais portas.

Entre brincadeiras no terceiro quarto e quase descrente em um resultado favorável, Adinan desabafa.

- O Patriots ou você ama, ou você odeia. E a maioria das pessoas odeia muito, por aqui. Infelizmente, acho que já dá pra ver o resultado do jogo. E vai ser difícil, por pelo menos mais um mês, ter que aturar a galera na orelha.

Com a reviravolta épica do Patriots em cima do Falcons, o discurso de Adinan foi reavaliado.

- Futebol americano é isso! No meio do jogo confesso que até pensei em ir embora, mas o FA já me impressionou outras vezes, então resolvi esperar. Teve gente que foi, que não acreditou, pensando que o resultado já estava definido. Mas justamente por contar com as surpresas desse esporte, fiquei. E olha o que aconteceu! Já deu pra reverter todas as brincadeiras. No começo estava todo mundo me zoando, todo mundo alegre. Agora, no final, tá todo mundo quietinho.

O evento Super Bowl Spartans promete ser o primeiro de uma série que serão organizados pela equipe, neste ano, em comemoração aos 10 anos do Spartans Football.