Mathias Frank

O suíço Mathias Frank não esconde a alegria ao vencer a 17ª etapa da Volta da França (Foto:AFP)

RADAR/LANCE
07/09/2016
16:25
Valência (ESP)

O ciclista suíço Mathias Frank venceu a 17ª etapa da Volta da Espanha, nesta terça-feira, com 177 quilômetros, de montanha, entre Castellon e Camins del Penyagolosa, na região de Valência. Frank travou disputa emocionante com italiano Dario Cataldo durante grande parte da prova e, no fim, levou pressão do checo Leopold Konig, vencedo este último por apenas seis segundo de diferença, com o tempo de 4h34min38s. Com isso, Frank, de 29 anos - considerado um ciclista de ponta e que na última Volta da França terminara em oitavo lugar - põe fim ao jejum de triunfo em etapa de um dos três Grand Tours do ciclismo (Giro da Itália/Tour da França/Volta da Espanha).

Apesar do triunfo, Frank não briga pelo título, que envolve quatro ciclistas que fizeram a prova no mesmo pelotão, não se desgrudaram e terminaram a etapa com o mesmo tempo. Isso foi bom para o atual líder, o colombiano Nairo Quintana, que manteve a sua diferença na casa dos três minutos para o inglês Chris Froome (atual bicampeão da Volta da França e bronze na corrida contra o relógio nos Jogos de Londres-2012 e  Rio-2016), o também colombiano Esteban Chaves e o ídolo espanhol Alberto Contador.

Contador, inclusive, é o único do quarteto a ter sido campeão nos três grandes Tours: Volta da França (2007), Giro da Itália (2008 e 2015) e Volta das França (2008 e 2015). Vale lembrar que o atual campeão da Volta da Espanha, o italiano Fabio Aru (sexto colocado nos Jogos do rio na corrida de estrada) não se inscreveu para defender o título.

A etapa foi a última de montanha. Restam quatro etapas para o fim da competição sendo que a próximo ocorrerá nesta quinta-feira, entre as cidades de Requena até Gandia (200km).

Nairo Quintana
O colombiano Nairo Quintana não ganhou a etapa, mas manteve confortável diferença para Chris Froome e tem tudo para ser o campeão de 2016 da Volta da Espanha (Foto:AFP)

Classificação da Etapa
Mathias Frank (Suíça/Equipe IAM) 4h34min38seg
2º Leopold König (Rep.Tcheca/Sky) +6seg
3º Robert Gesink (Holanda/Lotto) +11seg
4º Pello Bilbao (Espanha/Caja Rural), +14seg
5º Dario Cataldo (Itália/Astana) +16seg


Classificação Geral
Nairo Quintana (Colômbia/ Equipe Movistar) - 69h35min32seg
2º Chris Froome (Inglaterra/Sky) + 3min37seg
3º Esteban Chaves (Colômbia/Orika)+ 3min57seg
4º Alberto Contador (Espanha/Tinkoff)+ 4min02seg
5º Simon Yates (Inglaterra/Orika) + 6min03seg