Stephanie Gilmore (AUS)

Stephanie Gilmore celebra conquista inédita na etapa brasileira do WCT (Foto: @WSL / Daniel Smorigo)

LANCE!
16/05/2018
18:16
Saquarema (RJ)

A australiana Stephanie Gilmore conquistou nesta quarta-feira o título do Oi Rio Pro, a etapa brasileira do Circuito Mundial de surfe (WCT), em Saquarema (RJ). A surfista bateu a americana Lakey Peterson na decisão e disparou na liderança do ranking mundial. 

Gilmore tem agora 29.490 pontos, seguida por Peterson, com 25.630. A brasileira Tatiana Weston-Webb, que foi eliminada pela vice-campeã na semifinal, subiu uma posição e aparece em terceiro, com 20.020.

A campeã começou o dia com derrota para a australiana Nikki Van Dijk, mas assegurou uma vaga nas quartas de final com a segunda colocação na bateria. Depois, passou por Sally Fitzgibbons e pela própria Nikki Van Dijk na semifinal. Na decisão, ela somou 11,53 contra 8,00 de Peterson.

– Finalmente eu consegui vencer aqui, pois já faz um tempão que estou atrás de uma vitória aqui no Brasil. Tive alguns momentos difíceis aqui e é sempre um desafio competir com tantas meninas talentosas que estão no Tour. Mas, eu adoro o Brasil, esse lugar é lindo e me diverti bastante. Consegui tocar minha guitarra num show com as meninas (Lakey Peterson e Carissa Moore) essa semana, peguei altas ondas e só quero agradecer a todos os fãs do Brasil. Muito obrigada amigos e já estou ansioso para voltar aqui no ano que vem – disse Stephanie Gilmore. 

Em sua primeira competição com o uniforme do Brasil, Tatiana agradeceu ao apoio dos brasileiros. Ela, que até a terceira etapa defendia o Havaí, onde cresceu, aceitou mudar de nacionalidade para tentar vaga nos Jogos de Tóquio-2020. Nas quartas, ela levou a melhor sobre Silvana Lima em bateria verde e amarela, mas não conseguiu superar Peterson.

– Tentei não colocar muita pressão em mim agora que estou representando o Brasil no Tour, consegui manter a calma e estou bem feliz com meu resultado e todo o apoio que recebi da torcida aqui. Saquarema é um lugar que tem bastante energia positiva e aconteceram muitas coisas boas nessa semana. Teve o meu aniversário (de 22 anos em 9 de maio), vai ter o do Yago (Dora) na sexta-feira, nossas famílias são muito amigas, o pai dele é meu técnico também, então no geral está sendo tudo muito divertido aqui – disse Tatiana.