Spartan Race

Corrida de obstáculos é um grande sucesso pelo mundo (Foto: Divulgação)

LANCE!
21/07/2016
21:22
São Paulo (SP)

As belezas naturais de Pirapora do Bom Jesus, distante aproximadamente 48km da capital São Paulo, servirão de pano de fundo para a primeira etapa da Reebok Spartan Race em solo nacional. Escolhida para sediar a primeira edição brasileira da maior prova com obstáculos do planeta, a cidade, conhecida por seu ar puro e lindas paisagens, vai receber, no próximo dia 18 de setembro, milhares de trail runners em busca de aventura e elevação de seus limites. Presente em 27 países, com destaques para os da América do Norte, Europa e Ásia, a Reebok Spartan Race chega ao Brasil, por intermédio da X3M Sports Business, e promete tornar-se febre no país. Reconhecido ao redor do mundo por seus elaborados percursos e diferentes níveis de dificuldade, o evento, criado em 2007, já acolheu mais de dois milhões de atletas.

No Brasil, a Rebook Spartan Race chega para agregar competidores que amam as corridas e tenham paixão por novos desafios. O conceito de trail run com obstáculos vem para transformar, por completo, o cenário esportivo nacional e abrir um novo nicho de disputas individuais e em equipe. A expectativa da organização é de que cerca de oito mil pessoas, das mais variadas idades idades e níveis, participem ativamente do festival, que contará com um amplo estacionamento, variedade de Food Trucks, área recreativa para crianças, dentre outras surpresas. Com o slogan de "Join The Revoluiton" - junte-se à revolução, em português -, a competição já é sucesso na internet e nas redes sociais. Prova disso, são os mais de 4500 pré-registros realizados antes mesmo da abertura oficial das inscrições, que aconteceu na última terça-feira (13).

A novidade também vem despertando o interesse de atletas de alto rendimento, como o caso de Vera Spaorito, conhecida por correr provas longas nos mais importante eventos brasileiros e internacionais. Experiente, ela está estudando a competição e garante estar motivada para participar da primeira etapa da Rebook Spartan Race, no dia 18 de setembro.

- Andei pesquisando bastante e percebi que a competição possui muito diferenciais. Um deles, é o fato sair do asfalto e colocar suas atividades com obstáculos em ambientes abertos e montanhosos. Pessoalmente, a diferença é que estou acostumada a correr longas distâncias e precisarei me adaptar, já que na Rebook Spartan Race por conta dos obstáculos a serem ultrapassados a prova torna-se mais cansativa e complicada - comentou.

Apesar de não ter muita experiência em disputas deste estilo, Vera acredita que suas valências físicas podem lhe ajudar em um primeiro momento.

- Minha especialidade são as provas de longa duração, então acho que minha resistência vai ajudar bastante. A disputa não é de velocidade, mas, sim, de técnica. É necessário juntar vários aspectos para conseguir se destacar. Carregar peso, treinar com cordas, tudo isso é importante. Venho treinando bastante corrida, aprendendo a passar pelos obstáculos, sem perder a força e agilidade. Estou confiante para conquistar um resultado satisfatório - projetou.

Com duas edições programadas para o ano de 2016 no Brasil, a Reebok Spartan Race escolheu dois dos estados que apresentam os maiores índices de praticantes de trail run no país para iniciar seu processo de expansão na América do Sul. Além da etapa de São Paulo, em setembro, o evento contará com uma etapa no Rio de Janeiro, no dia 23 de outubro, em Itaipava, região serrana do Estado. Os interessados em participar das duas primeiras disputas do festival em terras brasileiras devem acessar o site spartanracebrasil.com.br e efetuar a inscrição no link http://www.spartanracebrasil.com.br/pt/race/find-race