‘Sim’ a todas as convocações e pioneirismo: a carreira de Splitter

Aposentadoria do ex-pivô, primeiro atleta do país campeão da NBA e com uma trajetória marcada pela entrega à Seleção, deixa marcas que não devem ser alcançadas tão cedo

Tiago Splitter - Philadelphia 76ers
(Foto: Nathaniel S. Butler / AFP)

Escrito por

O anúncio da aposentadoria de Tiago Splitter na segunda-feira colocou um ponto final em uma trajetória marcada por feitos que não deverão ser alcançados tão cedo por outro brasileiro. 

Após 15 anos de entrega à Seleção e responsável pelo primeiro título de um atleta do país na NBA, o ex-pivô se rendeu às insistentes lesões no quadril que o limitaram nos últimos anos.

"Chegou o momento do adeus, talvez o mais difícil na carreira de um atleta", disse Tiago Splitter, em suas redes sociais.

Em temporada marcada pela redução do número de brasileiros na principal liga de basquete do planeta (cinco, contra nove nas duas edições anteriores), e pelo pouco tempo em quadra da maioria, os feitos de Splitter, de 33 anos, ajudam a perceber a importância do ex-atelta, que agora quer se aventurar no jornalismo.

O título da NBA em 2014 pelo San Antonio Spurs, o primeiro de um brazuca no torneio, sacramentou o diferencial de Tiago, um protagonista ao lado de astros como Tim Duncan, Manu Ginobilli e Tony Parker. No ano anterior, foi vice, quando a equipe perdeu para o Miami Heat. Sempre atuando em alto nível.

Na Seleção, jamais dispensou uma convocação enquanto esteve 100% fisicamente. Foi bicampeão da Copa América (2005 e 2009) e ouro no Pan de Santo Domingo (DOM), em 2003. Esteve em Londres-2012, quando o Brasil ficou em quinto lugar. Faltou jogar a Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, frustrada pelos problemas no quadril. 

Tiago até estava nos planos do croata Aleksandar Petrovic, técnico da Seleção Brasileira, para os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2019, mas as dores levaram o brasileiro a se afastar de vez das quadras.

A dimensão de Splitter para o basquete brasileiro fica evidente na repercussão entre atletas e ex-atletas nas redes sociais desde o anúncio, feito em entrevista ao "Sportv".

“Parabéns pela carreira, por tudo que você construiu e o que representa para o esporte. E obrigado pelas risadas, pelas boas histórias e amizade. Agora começa uma nova fase da sua vida e que será também repleta de sucesso!”, disse o ala-pivô Anderson Varejão, no Twitter.

A CARREIRA

Trajetória
Tiago Splitter iniciou a caminhada no basquete em 1999, pelo Ipiranga (SC). Em seguida, jogou por nove anos no basquete espanhol, por Bilbao e Saski Baskonia, até chegar a NBA em 2010, já no San Antonio Spurs. Ele ainda defendeu o Atlanta Hawks e o Philadelphia 76ers, onde fez sua última partida da carreira, há dez meses.

.....................

Conquistas
Campeão da NBA pelo Spurs (2014); bicampeão da Liga ACB (ESP), em 2008 e 2010, pelo Baskonia; bicampeão da Copa América (2005 e 2009); ouro no Pan de Santo Domingo (DOM), em 2003.

......................

Média na NBA
7,9 pontos e cinco rebotes/jogo

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter