Semana de Vela de Ilhabela tem atletas e árbitros da Rio-2016

Regatas da competição, que terá total de 900 velejadores, começam neste domingo

Semana de Vela de Ilhabela
Semana de Vela de Ilhabela terá regatas a partir deste domingo (Foto: Aline Bassi | Balaio)

Escrito por

A Semana de Vela de Ilhabela, um dos maiores eventos da modalidade na América Latina, começa neste domingo com a realização da regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil. O campeonato vai até o próximo sábado reunindo veleiros de diferentes tipos e tamanhos. São ao todo 123 barcos inscritos na competição e 900 velejadores, divididos entre profissionais e amadores. Atletas que disputaram a Rio-2016 também estão confirmados na Semana de Vela de Ilhabela entre eles Samuel Albrecht e Fernanda Decnop, que competiram nas classes NACRA e Laser Radial, respectivamente.

– As regatas da Semana de Vela são bem diversificadas com vários tipos de vento e situações. Isso exige muito da tripulação, principalmente do tático. A tripulação tem um trabalho complexo desde a escolha das vela até a previsão do tempo – disse Samuel Albrecht, que competirá no time gaúcho do Crioula.

As categorias na competição de vela são divididas entre rating, que necessitam de fórmula para calcular o vencedor, e as de monotipos, com barcos iguais na regata. A lista é formada por ORC, IRC, Clássicos, RGS e Bico de Proa nas regras de rating e HPE 25, HPE 30 e C30 entre os de design único.

A comissão técnica é formada por 22 pessoas, incluindo árbitros, fiscais de regata e meteorologistas.

– O nosso objetivo é garantir aos competidores um resultado justo e dar o maior número de opções de regata – disse Cuca Sodré, árbitro da Rio-2016 e coordenador de todas as ações dentro d'água.

A organização da Semana de Vela de Ilhabela terá mais de 100 profissionais com experiência em grandes eventos internacionais como Olimpíada, Copa do Mundo e shows. O staff atua na Race Village - espaço montado no centro da ilha com várias atrações - e no Yacht Club de Ilhabela (YCI), que organiza o encontro da modalidade por 44 edições.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter