Jaqueline Ferreira

Jaqueline Ferreira é uma das representantes do Brasil no Mundial de Houston (Foto: Laurence Griffiths/Getty Images)

RADAR/LANCE!
19/11/2015
21:09
Rio de Janeiro (RJ)

A Seleção Brasileira de levantamento de peso embarca, nesta sexta-feira (20), para o Campeonato Mundial adulto, em Houston, nos Estados Unidos. A competição é a última seletiva mundial para os Jogos Olímpicos Rio 2016 e reunirá os melhores atletas da modalidade. Por isso mesmo, o técnico da Seleção, o romeno Dragos Stanica, viaja prevendo muitos recordes no campeonato.

- Estamos esperando uma boa competição, com muitas tentativas válidas e quebras de recordes nacionais e pessoais. O Mundial representa mais uma etapa na preparação da equipe que vai representar o Brasil nas Olimpíadas, em 2016 - comentou o treinador que divide as responsabilidades no comando do grupo com seu colega, o cubano Luís Lopes. O chefe da delegação brasileira, em Houston, é Edmílson Dantas.

Os brasileiros entram em ação a partir da próxima terça (24), quando começam as disputas das categorias em que estão inscritos. A Seleção nacional é formada por seis atletas. Bruna Luana Nascimento Piloto (categoria 63kg), Monique Maria Lima Araújo (75kg) e Jaqueline Antônia Ferreira (75kg) representam o Brasil no feminino. Já Welisson Rosa da Silva (85kg), Mateus Felipe Gregório Machado (105kg) e Fernando Reis (+ 105kg) competem no masculino. Em julho, durante os Jogos Pan-Americanos de Toronto, Fernando Reis conquistou a medalha de ouro, uma das quatro medalhas que o país faturou na competição. As outras foram uma de prata e duas de bronze. Um desses terceiros lugares foi conquistado por Jaqueline Ferreira, na categoria 75kg. A atleta enxerga o mundial como uma oportunidade para melhorar as suas marcas.

- Meu objetivo é melhorar minha marca internacionalmente para garantir uma boa colocação no ranking mundial e tentar ficar entre as dez primeiras. O Mundial dará um visão de como pode ficar a classificação nos Jogos Olímpicos - projeta Jaqueline, que, na disputa do Pan, totalizou 230 kg, sendo 105 no arranco e 125 no arremesso.

Por ser sede dos Jogos Olímpicos, o Brasil tem cinco vagas garantidas para 2016 no levantamento de peso. A Seleção que disputará os Jogos do Rio será definida pela Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) até julho, com base em critérios técnicos, incluindo resultados em eventos nacionais e internacionais.