Scheidt estreia na vice-liderança da etapa final da Copa do Mundo de Vela

Velejador brasileiro foi o terceiro nas duas regatas desta quinta-feira, em Abu Dhabi

Scheidt
Scheidt estreia na vice-liderança da etapa final da Copa do Mundo de Vela (Pedro Martinez/Sailing Energy/ISAF)

Escrito por

Na disputa entre os melhores do mundo na classe Laser, Robert Scheidt mostrou um bom desempenho em Abu Dhabi. O velejador foi terceiro colocado nas duas regatas desta-quinta-feira, estreia da etapa final da Copa do Mundo de Vela, e terminou o dia na vice-liderança, com 6 pontos perdidos. O australiano Tom Burton é o líder, com 3 pontos perdidos.

Para evitar o calor extremo na raia da competição, com os termômetros chegando a 40º, os velejadores foram para a água logo pela manhã. Ventos de terra de 15 nós tornaram as regatas mais rápidas.

- Tive um bom começo. Fui consistente nas duas provas do dia. Na segunda, fiz boa recuperação no último popa, passando de 9º para 4º colocado. E, como o cipriota largou escapado, subi para o terceiro lugar - avaliou Scheidt.

A competição nos Emirados Árabes Unidos é restrita aos 20 primeiros colocados do ranking mundial de cada classe, aumentando o nível técnico da disputa. Em caso de desistências, as vagas em aberto são preenchidas pelos próximos colocados no ranking e os melhores velejadores de cada continente nas etapas anteriores da Copa do Mundo de Vela.

Scheidt, atualmente o 12º do mundo na Laser, tem entre seus adversários em Abu Dhabi os primeiros do ranking, os australianos Mathew Wearn (1º) e Tom Burton (2º). A flotilha da classe é completada pelo australiano Ryan Palk (21º), o argentino Julio Alsogaray (24º) e o chinês Jianan Wu, quinto colocado na etapa de Qingdao da Copa do Mundo.

A última etapa da Copa do Mundo nos Emirados Árabes Unidos segue nesta sexta-feira (30) com mais duas regatas, também pela manhã, a partir das 10 horas (4 horas no Brasil). No domingo, os dez primeiros colocados disputam a medal race.

Classificação parcial, após duas regatas:
1.Tom Burton (AUS) - 3 pontos perdidos (2+1)
2. Robert Scheidt (BRA) - 6 pp (3+3)
3. Nick Thompson (GBR) - 11 pp (5+6)
4. Jesper Stalheim (SWE) - 12 pp (1+11)
5. Mathew Warn (AUS) - 12 pp (10+2)
6. Andy Maloney (NZL) - 16 pp (7+9)
7. Michael Bullot (NZL) - 17 pp (12+5)
8. Sam Meech (NZL) - 18 pp (4+14)
9. Juan Maegli (GUA) - 19 pp (15+4)
10. Philipp Buhl (GER) - 19 pp (11+8)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter