Sarah Menezes

Sarah Menezes levou a segunda medalha na temporada (Foto: Gabriela Sabau)

LANCE!
06/02/2016
14:29
Paris (FRA)

A brasileira Sarah Menezes assegurou neste sábado a sua segunda medalha no ano, ao levar o bronze no Grand Slam de Paris (FRA), e deu mais um passo na luta pela classificação aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Após perder nas quartas de final para a belga Charline Van Snick, a atleta da categoria até 48kg se recuperou com um yuko contra a japonesa Haruna Asami. Foi a primeira vitória da atleta sobre a oponente, que havia levado a melhor nos seis confrontos anteriores. 

Com o resultado, Sarah somou 200 pontos no ranking e abriu vantagem na disputa interna pela vaga olímpica contra Nathalia Brigida.

Em janeiro, a judoca já havia conquistado a medalha de ouro no Grand Prix de Havana (CUB). O resultado reacendeu as esperanças do país sobre a atleta, que teve resultados abaixo da média nos últimos dois anos.

Em seguida, quem também levou um bronze foi Rafaela Silva, da categoria até 57kh. Na disputa pela medalha, contra a polonesa Arleta Podolak, a brazuca entrou no minuto final em desvantagem por causa de três punições (contra uma da rival) e, com a derrota iminente e restando apenas cinco segundos para o fim, ela encaixou um Yuko. Não teve tempo para mais nada. 

Rafaela venceu o seu grupo na primeira fase, eliminando Hana Carmichel (EUA), Hedvig Karakas (HUN) e Catherine Beauschemin (CAN). Mas caiu na semifinal para a atléta da Mongólia Sumiya Dorjsuren e teve de disputar o bronze. O ouro ficou com Jan di Kim, da Coreia do Sul.

No masculino, Felipe Kitadai foi eliminado na segunda luta da categoria até 60kg pelo francês Walide Kkyar (uma punição a mais). Alex Pombo (73kg) também não conseguiu passar do segundo combate, contra o japonês Riki Nakaya, que aplicou estrangulamento.