JUDOCA RAFAELA SILVA PARTICIPA DE TREINAMENTO NAS VILAS OLÍMPICAS E CONTA SUA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO

Rafaela retorna ao palco onde conquistou o ouro olímpico Divulgação

LANCE!
14/11/2017
18:33
Rio de Janeiro (RJ)

A judoca campeã na Rio-2016 Rafaela Silva participou, nesta terça-feira, de um treinamento de cerca de 500 professores das Vilas Olímpicas, realizado na Arena Olímpica (RJ), local onde faturou o ouro. 

- Acreditem sempre no seu sonho, mas trabalhem para realizá-lo. Eu cheguei a desistir do esporte depois das críticas em Londres-2012 e fiquei um ano sem treinar. Somente com muito trabalho e planejamento foi que eu cheguei nos Jogos do Rio ano passado, e a medalha de ouro acabou saindo - afirmou Rafaela.

Revelada em um projeto social de uma comunidade carioca, a atleta serviu de inspiração para todos os professores que participaram da terceira jornada de treinamento, com foco em planejamento. Estes professores estão na linha de frente das Vilas Olímpicas, motivando e levando experiências positivas com o esporte para crianças e adolescentes que frequentam estes espaços.

Desde o início de 2016, a Nike apoia o trabalho das 22 Vilas Olímpicas espalhadas por toda a cidade com o objetivo de inspirar a prática esportiva principalmente de crianças, por meio de formação inovadora, estruturas revitalizadas e novos materiais esportivos e uniformes para os professores.
As Vilas de Encantado, Caju, Clara Nunes e Mato Alto foram totalmente revitalizadas e já estão à disposição das comunidades, com espaços mais inspiradores. Em 2015, cerca de 25 mil crianças eram usuárias das Vilas Olímpicas e a Nike tem como meta dobrar este número para 50 mil até 2020, a fim de criar uma geração mais ativa. O foco não é formar atletas de alto rendimento, mas inspirar crianças e jovens a se apaixonarem por esporte para que incorporem hábitos saudáveis à rotina por toda a vida.

Esse foi o terceiro dos dez treinos previstos durante os cinco anos de parceria. O objetivo é aprimorar a experiência desses profissionais no engajamento de crianças e jovens no universo do esporte e da atividade física. O programa de formação é feito em parceria com o Instituto Esporte & Educação, organização especializada em esporte para crianças e esporte para o desenvolvimento. Além de conhecimento e inspiração, todos os profissionais são uniformizados. Cerca de 8.000 itens foram entregues e serão usados durante as atividades esportivas com as crianças e jovens.

- A Nike acredita que o esporte tem o poder de transformar uma pessoa, uma comunidade e uma cidade inteira. Com o Projeto das Vilas Olímpicas, temos a oportunidade de oferecer acesso ao esporte e de garantir experiências positivas para crianças e jovens, e os professores são a linha de frente do Projeto. São eles que motivam e inspiram as crianças. Por isso essa formação é um dos pilares do projeto - comenta Alice Gismonti, diretora de Impacto Comunitário da Nike do Brasil.

Além de trocas de conhecimento sobre planejamento de aulas e de sequencias pedagógicas, os professores também aplicaram os conhecimentos adquiridos através de oficinas práticas. O Sub Secretário de Esportes do Rio de Janeiro, Julio Carlos Morandi, reforçou a importância do evento e do projeto Vilas Olímpicas.

- Eu estou muito entusiasmado com esta parceria nas Vilas Olímpicas, já que a preocupação com o controle ao sedentarismo é comum à Subsecretaria de Esporte e Lazer do Rio e à Nike. O trabalho realizado essa semana foi um sucesso e estimo que essa união renda cada vez mais frutos para todas as partes.