Rafaela Silva conquista a medalha de ouro no Grand Prix de Tbilisi de judô

Praticamente garantida na Olimpíada do Rio de Janeiro, brasileira venceu todos os seus duelos por ippon, incluindo uma linda imobilização na decisão. Érika Miranda foi bronze

Rafaela Silva venceu na decisão com uma chave de braço voadora sobre sua rival (Foto: Divulgação)
Rafaela Silva venceu na decisão com uma chave de braço voadora sobre sua rival (Foto: Divulgação)

Escrito por

Voador. Assim pode ser resumido o desempenho de Rafaela Silva (57kg) no Grand Prix de Tbilisi (GEO) de judô, nesta sexta-feira. A brasileira venceu todos os seus quatro duelos na competição por ippon, além de conseguir uma linda chave de braço voadora (juji-gatame) na decisão.

Na estreia, Rafaela precisou de apenas um minuto para derrotar Rushana Nurjavova, do Turcomenistão. No segundo embate, novo ippon, dessa vez sobre a alemã Miryam Roper, com três minutos e meio. Na semi, foi a vez de bater a sérvia Jovana Rogic, com três minutos. Por fim, na decisão contra Nora Gjakova, do Kosovo, a imobilização chegou na metade do confronto.

Quem também medalhou na competição foi Érika Miranda, terceira melhor do mundo em sua categoria. A brasileira ficou com o bronze nos 52kg, derraotando Laura Gomez (ESP) por um yuko, caindo nas quartas-de-final para a georgiana Mariam Janashvili, e vencendo dois duelos na repescagem, contra Tsolmon Adiyasambuu, da Mongólia, com um waza-ari, e Gulbadam Babamuratova, do Turcomenistão, por um yuko.

Érika Miranda - Judô
Érika Miranda (de branco) ficou com o bronze (Foto: Divulgação)

Único judoca do país que saiu do tatame sem medalhas foi Eric Takabatake (60kg), que lidera o ranking olímpico do país. Após vencer seus dois primeiros duelos, foi derrotado nas quartas de final e, posteriormente, na repescagem, completando na sétima colocação.

Neste sábado, apenas um brasileiro disputa o Grand Prix. Marcelo Contini, da categoria até 73kg abre sua participação no torneio, enquanto no domingo, Tiago Camilo (90kg), Luciano Corrêa (100kg), Rafael Silva (+100kg), Mayra Aguiar (78kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg) fecham a competição.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter