Rafael Silva - Judoca

Rafael Silva busca vaga nos Jogos Rio-2016 (Foto: Divulgação/CBJ)

LANCE!
13/03/2016
19:16
Rio de Janeiro (RJ)

Cinco judocas brasileiros chegaram às disputas por medalha do Aberto Pan-Americano de Buenos Aires (ARG) neste domingo, último dia de competições. O destaque foi o peso-pesado Rafael Silva, que foi à final contra o estoniano Juhan Mettis e conquistou sua segunda medalha de ouro na semana. Ele foi campeão também do Aberto de Lima no último domingo.

Maria Suelen Altheman (+78kg), Eduardo Bettoni (90kg) e Rafael Buzacarini (100kg) fecharam o dia com medalhas de bronze e o Brasil encerrou a competição com seis pódios, já que Ketleyn Quadros (63kg) e Marcelo Contini (73kg) levaram prata e bronze, respectivamente, no sábado.

Implacável, Baby fez campanha perfeita vencendo o argentino Matias del Sol, o mexicano Jose Cuevas e o equatoriano Freddy Figueroa, todos por ippon, até chegar à final, onde, novamente com a pontuação máxima do judô, sagrou-se campeão.

As outras duas medalhas da equipe masculina vieram da superação do médio Eduardo Bettoni e do meio-pesado Rafael Buzacarini, ambos derrotados nas quartas-de-final. Na repescagem, Buzacarini superou o uruguaio Manuel Bueno e conseguiu um ippon contra o neozelandês Jason Koster para conquistar o bronze.

"Estou feliz pela medalha, mas sei que poderia ter vindo a de ouro. Fiz boas lutas mas há erros para serem corrigidos. Agradeço a todos que estão comigo. É apenas a primeira do ano. Vamos buscar mais", projetou Buzacarini.

No mesmo caminho, Bettoni venceu Walter Facenti, da Itália, e derrubou por ippon o vice-campeão mundial, Kiril Denisov, da Rússia, na disputa pelo bronze.
A peso-pesado Maria Suelen Altheman foi a representante do feminino no pódio. Depois de vencer Kenia Ocana, da Costa Rica, na estreia, ela foi derrotada por Melissa Mojica, de Porto Rico, na semifinal, mas não deixou o bronze escapar, finalizando com ippon a luta contra a dominicana Leidi German.

Melina Scardua (78kg) também disputou terceiro lugar, mas acabou em quinto na disputa com Catherine Roberge, do Canadá.

Euler Pereira (90kg), Hugo Praxedes (+100kg) e Victoria Oliveira (+78kg) também lutaram neste domingo, mas ficaram fora das disputas por medalha.
Parte da seleção se apresenta já nesta segunda-feira, 14, no Brasil, para o Treinamento de Campo Internacional que acontece desde o dia 10 no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, no Rio de Janeiro.