Mariia Bespalova

Ao todo, 30 atletas russos já foram punidos pelo COI

LANCE!
30/03/2017
17:08
São Paulo (SP)

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta quinta-feira que quatro atletas russos testaram positivo no exame antidoping de Londres-2012. Os esportistas - Khadzhimurat Akkaev (levantamento de peso) Mariia Bespalova,  Gulfiya Khanafeeva (ambas do lançamento de martelo) e  Victoria Valyukevich (salto triplo) - terão seus resultados anulados pela entidade internacional. 

Akkaev estava inscrito na categoria até 105kg, mas não competiu devido a uma lesão nas costas. Mesmo assim, o COI "desclassificou" o atleta pelo uso de turinabol (esteroide). A mesma substância foi encontrada nos outros três atletas. Bespalova perdeu o 11º lugar no lançamento de martelo e Khanafeeva o 16º. Valyukevich terá seu oitavo lugar no salto triplo anulado e terá que devolver o diploma entregue pelo COI.


A reanálise das amostras dos atletas participantes de Pequim-2008 e Londres-2012 faz parte de um programa criado pelo COI. Os novos testes utilizam novas tecnologias que apresentam maior capacidade de detecção de substâncias proibidas. 

No caso dos quatro russos, os exames visaram alvos específicos, seguindo os resultados das investigações do professor Richard McLaren, que revelaram casos de doping sistemáticos no esporte russo, com destaque para o atletismo, em 2015.