Putin afirma que Rodchenkov defende interesses dos EUA

Segundo o presidente russo, o ex-diretor de laboratório antidoping do país 'está sob controle dos serviços especiais americanos'

presidente da Rússia, Vladimir Putin
Vladimir Putin permitiu os atletas russos a competirem como neutros em Pyeongchang (Foto: ANDREJ ISAKOVIC/AFP)

Escrito por

O presidente da Rússia, Vladimir Puttin afirmou, nesta quinta-feira, que Grigory Rodchenkov, ex-diretor do do laboratório antidoping de Moscou, defende interesses de agências dos Estados Unidos, entre elas o FBI. Rodchenkov está há um ano sob a proteção do país. 

- Rodchenkov estar nos Estados Unidos não é positivo para nós. Significa que ele está sob controle dos serviços especiais americanos. O que eles (americanos) fazem com ele lá? Será que estão dando algum tipo de substância para que diga o que é necessário? - declarou o presidente russo.

Além disso, Putin ainda acusou os órgãos americanos de manipulares evidências dos casos de doping denunciados pelo ex-diretor, referentes aos Jogos de Sochi-2014. O presidente afirmou que foi um erro ter colocado Rodchenkov na diretoria do laboratório. 

- Foi um erro de quem fez isso e eu sei quem fez isso - acrescentou.

Grigory afirma que recebeu ordens do governo russo para encobrir casos de doping de atletas de diversas modalidades, falsificando os resultados dos exames e trocando as amostras. 

Na última semana, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que a Rússia estava proibida de disputar os Jogos de Inverno de Pyeongchang-2018. Apenas atletas sem histórico de doping poderão participar da competição, mas como neutros (com a bandeira do COI).

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter