Ícaro de Castro Melo

Ginásio Ícaro de Castro Melo abrigou provas de ciclismo e atletismo no Pan de São Paulo-1963

LANCE!
31/08/2017
15:24
São Paulo (SP)

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) se manifestou, nesta quinta-feira,  sobre a demolição do ginásio Ícaro de Castro Melo que, em 1963, recebeu as provas de atletismo e ciclismo dos Jogos Pan-Americanos. Localizado no Parque o Ibirapuera, o único estádio de atletismo da cidade de São Paulo, está ameaçado de demolição por um projeto de iniciativa privada. No dia 25 deste mês, o governo paulista iniciou o processo de concessão do complexo esportivo do Ibirapuera à iniciativa privada.

Em carta enviada ao Secretário de Esportes, Lazer e Juventude do Estado paulista, Paulo Gustavo Maiurino, o presidente da CBAt, José Antonio Martins Fernandes, pede que o espaço que foi utilizado por grandes nomes, como Maurren Maggi, Joaquim Cruz, Edwin Moses, Carl Lewis, Agberto Guimarães, Zequinha Barbosa e Thiago Braz, seja mantido.

- A Cidade de São Paulo sempre foi carente de pistas de atletismo, e ainda hoje, nos ressentimos de um maior número de pistas para o desenvolvimento de projetos voltados ao esporte de alto rendimento e também de projetos sociais, desenvolvidos através da prática do atletismo - afirma, na carta.

O presidente pede que, com a construção da Arena Multiuso para cerca de 20 mil pessoas, pelo menos a pista seja preservada. José Fernandes apela para os ídolos da modalidade para convencer o secretário.

- Diante de um quadro de extrema carência, perder essa que é a principal pista de atletismo do Estado de São Paulo, seria fatal para o futuro do atletismo brasileiro. Nossos ídolos imortais: Adhemar Ferreira da Silva, Nelson Prudêncio e João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, estariam chorando por essa decisão!

Confira, na íntegra, a carta:

São Paulo, 28 de agosto de 2017.

Excelentíssimo, Senhor Secretário de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, Doutor Paulo Gustavo Maiurino

Prezado Secretário:

Ao cumprimentá-lo cordialmente, vimos a presença de Vossa Excelência para expor e reivindicar: No ano de 1963, para atender demanda dos Jogos Pan-Americanos que foram disputados na Cidade de São Paulo, foram inauguradas as praças esportivas do Ibirapuera que compõe o Conjunto Esportivo Constâncio Vaz Guimarães.

Dentre os diversos equipamentos do Conjunto Constâncio Vaz Guimarães, está o Estádio Ícaro de Castro Melo, onde foram realizadas as provas de atletismo e ciclismo dos Jogos Pan-Americanos de 1963.

Cumpre informar que esse estádio de atletismo, abrigou as melhores e mais importantes competições do atletismo brasileiro, como diversos Troféus Brasil e os Meetings internacionais. Nessa pista de atletismo competiram atletas como: Maurren Higa Maggi, Joaquim Cruz, Edwin Moses, Carl Lewis, Agberto Guimarães, Zequinha Barbosa e Thiago Braz da Silva.

A Cidade de São Paulo sempre foi carente de pistas de atletismo, e ainda hoje, nos ressentimos de um maior número de pistas para o desenvolvimento de projetos voltados ao esporte de alto rendimento e também de projetos sociais, desenvolvidos através da prática do atletismo.

Diante de um quadro de extrema carência, perder essa que é a principal pista de atletismo do Estado de São Paulo, seria fatal para o futuro do atletismo brasileiro. Nossos ídolos imortais: Adhemar Ferreira da Silva, Nelson Prudêncio e João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, estariam chorando por essa decisão!

Como o quadro parece irreversível, nos resta apelar a Vossa Excelência para que com a construção de uma Arena Multiuso, a pista de atletismo seja preservada.

Sem mais, esperando poder contar com o apoio de Vossa Excelência à nossa inciativa, aproveitamos o ensejo para enviar votos de elevada estima e distinta consideração.

Atenciosamente.

José Antonio Martins Fernandes
Presidente da Confederação Brasileira de Atletismo

CBAt firmam parceria com Confederação do Desporto Universitário 

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou, nesta quinta-feira, o estabelecimento de parceria na área técnica com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

A CBAt definirá as equipes representativas da CBDU para os torneios de atletismo nos Jogos Universitários Pan-Americanos, previstos para São Paulo, em 2018, e para a Universíade de Verão, na Itália, em 2019.

A parceria ainda prevê que a CBAt efetue a coordenação técnica das competições de Atletismo dentro da estrutura dos Jogos Universitários Brasileiros ou qualquer outra competição organizada pelo CBDU no País.

A presidência da CBAt indicou o treinador João Paulo Alves da Cunha, de São Paulo, para efetuar a interlocução entre a Confederação e a CBDU. Ele atuará no suporte junto às as áreas técnicas das duas entidades.