LANCE!
03/06/2016
14:15
Barcelona (ESP)

Morreu nesta sexta-feira aos 24 anos o piloto espanhol Luis Salom, que corria na Moto2, categoria de acesso à MotoGP, maior categoria do motociclismo mundial. O competidor da equipe SAG faleceu após acidentar-se nos treinos livres para o GP da Catalunha, no circuito de Barcelona, na Espanha.

A tragédia ocorreu a 25 minutos para o fim da segunda sessão de treinos. Salom passou reto na curva 12, e atingiu em cheio a proteção de pneus. Imediatamente, dois carros médicos e duas ambulâncias chegaram ao local. Um helicóptero também foi enviado. No entanto, devido à gravidade do quadro clínico do piloto, ele foi transportado para o Hospital Geral da Catalunha por via terrestre.

No centro médico, Salom ainda passou por cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu às 16h55 locais (11h55 de Brasília). Não foram divulgados detalhes da lesão sofrida por ele, assim como a causa do acidente.

O piloto ocupava a décima posição na classificação geral da Moto2, com 37 pontos. O líder é o britânico Sam Lowes, com 98. Em 2016, o melhor resultado do espanhol foi a segunda colocação no GP do Qatar, etapa de abertura do ano. Este foi seu único pódio na temporada.

Na primeira sessão dos treinos livres em Barcelona nesta sexta-feira, Salom ficou na oitava colocação.

Veja abaixo o vídeo da batida de Luis Salom

Quem era ele
Nome:
Luis Salom
Idade: 24 anos. Ele nasceu em 7 de agosto de 1991, em Palma de Mallorca, na Espanha
Peso e altura: 59kg, e 1,70m
Categoria: Moto2, a última de acesso à MotoGP, a maior do motociclismo mundial
Equipe: SAG Team. Salom corria com a moto Kalex
Trajetória no motociclismo: o espanhol iniciou nas 125cc em 2009, onde conseguiu dois segundos lugares até 2011. Em 2012, a categoria foi rebatizada de Moto3. Salom permaneceu nesta classe até 2013. Nestes dois anos, ele venceu nove corridas, obteve 20 pódios, quatro pole positions e foi vice-campeão em 2012. Em 2014, Salom foi alçado à Moto2, onde estava até hoje. Seus melhores resultados foram dois segundos lugares, um terceiro. Em 2014, terminou em oitavo lugar na classificação geral, sua melhor na categoria. 

Veja cenas do resgate de Luis Salom em Barcelona