Pentatlo Moderno realiza seu primeiro evento no Parque Olímpico

Principais pentatletas do país participaram da Copa Parque Olímpico de Tetratlo Moderno no coração dos Jogos Rio 2016; torneio também contou com prova para guardas municipais 

Pentatlo Moderno
Foi a primeira edição da Copa Parque Olímpico de Tetratlo Moderno (Foto: Nilton Brito/NB Photopress)

Escrito por

Os primeiros pentatletas caíram na água do Parque Aquático Maria Lenk, por volta das 8h do último sábado(19), no Rio de Janeiro. O evento realizado no Parque Olímpico da Barra, sede dos Jogos Rio 2016, foi a primeira edição da Copa de Tetratlo Moderno e contou com os principais pentatletas do país.

A primeira prova foi a natação, divididos em seis baterias, eles deram braçadas atrás de braçadas para completar os 200 metros estilo livre. Competir no Parque Olímpico foi, para muitos, a primeira oportunidade de estar no palco das grandes provas dos Jogos Olímpicos de 2016. O ex-atleta da natação que está a frente do programa de formação acelerada de pentatletas da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM), Djan Madruga, considerou a realização do evento no local um marco para o esporte.

- Foi de enorme importância a realização de uma prova esportiva incluindo esgrima no Parque Olímpico. Por ter sido a primeira desde os Jogos Rio 2016, a Confederação mostrou competência ao realizar. O evento foi um sucesso de organização, abriu a possibilidade de se tornar uma competição anual do calendário da CBPM e, quem sabe, atrair no futuro atletas estrangeiros.

Dos jovens aos seniores, depois do início nas águas da piscina olímpica do Maria Lenk, todos os competidores seguiram para as pistas de esgrima, na Arena Carioca 3. Para completar, na área externa da Arena, mostraram toda a concentração, habilidade e velocidade no laser-run (tiro a laser e corrida).

Campeões

​O carioca Danilo Fagundes e a curitibana Isabela Abreu cruzaram a linha de chegada em primeiro em seus eventos para ocupar o lugar mais alto do pódio. Danilo somou 1.133 pontos na disputa masculina, o vice-campeão da prova foi William Muinhos, que conquistou 1.111 e o bronze foi para Victor Aguiar, que fez 1.100 pontos. No feminino, Isabela levou a melhor com 1.017 pontos. A prata foi para a carioca Stephany Saraiva 1.013 e o bronze para a pernambucana Priscila Oliveira, com 984 pontos. 

Guardas municipais atletas
​Não foram somente pentatletas que maçaram presença na primeira edição da Copa Parque Olímpico de Tetratlo Moderno. Graças a uma parceria que vem sendo amadurecida com a Confederação Brasileira e a Guarda Municipal do Rio que enviaram representantes para uma disputa de laser-run. 

- O evento foi maravilhoso. Fiquei muito feliz de ver os atletas da Guarda Municipal participando de mais uma prova do laser-run, demonstrando os valores que o esporte nos ensina, como superação, dedicação, persistência e companheirismo, que são importantes também para nossa profissão, e demonstrando também para a sociedade a qualidade física dos nossos
agentes - comemorou o inspetor Marco Pereira.

O evento foi uma parceria da CBPM com a Subsecretaria do Legado Olímpico da Prefeitura do Rio e com o Comitê Olímpico do Brasil (COB). A competição reuniu atletas de todas as categorias da modalidade: Jovem, Júnior e Sênior; e trouxe competidores das regiões onde o Pentatlo Moderno já é um esporte bem conhecido: Curitiba, Recife,  Rio de Janeiro e São Paulo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter