Daniel Paiola, atleta de Badminton do Brasil

Daniel Paiola, atleta de Badminton do Brasil (Foto: João Pires/Fotojump)

RADAR/LANCE
24/04/2016
15:28
Rio de Janeiro (RJ)

Última competição que conta pontos para o ranking olímpico da Federação Mundial de Badminton (BWF), o XX Campeonato Pan-Americano de Badminton Por Equipes começa nesta segunda-feira (dia 25), no Clube Fonte São Paulo, em Campinas (SP), a partir das 10h. O torneio, que vai até a quarta-feira (dia 27), encerrará a intensa disputa pelas vagas nos Jogos Olímpicos Rio 2016. No dia 5 de maio, a BWF irá divulgar a lista oficial com todos os atletas classificados para o evento esportivo.

Pela primeira vez, o Brasil disputará o badminton nos Jogos Olímpicos. Em sua estreia, terá um representante na chave de simples masculina e uma na chave de simples feminina. Pelo ranking atual, os líderes na disputa pela classificação são Ygor Coelho e Lohaynny Vicente. O carioca é o atual 63º do mundo e 29º no ranking olímpico. Já a carioca é a 67ª colocada, sendo a 34ª na lista olímpica. Ao todo, 76 atletas vão disputar as chaves de simples nos Jogos Rio 2016, sendo 38 no masculino e 38 no feminino.

No Pan por equipes, a expectativa do departamento técnico da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) é a de pelo menos manter o pódio obtido nos últimos anos. Nas edições 2012, 2013 e 2014, o Brasil ficou com a medalha de bronze. No ano passado, o campeonato não foi realizado por conta dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá.

- Estamos otimistas. Os atletas estão desgastados pela quantidade de competições nas últimas semanas, mas temos uma equipe forte. Queremos manter o pódio e, se possível, mudar a cor da medalha. Alcançar a final seria um feito inédito - afirmou o Superintendente de Gestão Esportiva da CBBd, José Roberto Santini Campos.

O Pan por equipes conta com a participação de seis países. No Grupo A, estão Chile, Peru e Canadá. No Grupo B, ficaram Brasil, Jamaica e Estados Unidos. Nesta segunda-feira, às 10h, o Peru enfrenta o Chile, enquanto o Brasil encara a Jamaica. Às 16h, será a vez do Canadá jogar contra o Peru e o Brasil ter os Estados Unidos como adversário. A fase de grupos será encerrada na terça-feira (dia 26) com Canadá contra o Chile e EUA contra Jamaica.