Cam Newton

Cam Newton disputará seu primeiro Super Bowl em sua quinta temporada  como profissional (Foto: GRANT HALVERSON/AFP)

Ricardo Lopez Juarez - editor do El Diário de Nova York - Pool do LANCE!
05/02/2016
16:11
Nova York (EUA)

Ricardo Lopez Juarez, editor do "El Diário de Nova York", parceiro do Pool do L!, analisou as impressionantes qualidades do quarterback Cam Newton, que tem tudo para converter-se na nova cara da NFL. (Veja aqui a matéria original).

"Steve Young, quarterback do San Francisco 49ers que está no Hall da Fama, é considerdo um dos melhores corredores que já atuaram em um Super Bowl. O canhoto Young era efusivo na corrida, mas não poderoso. Na realidade, nem contava com um braço com muito alcance no passe. Colin Kaepernick, que também esteve em um Super Bowl com o San Francisco, segue sendo um corredor fenomenal, porém vem sendo vastante inconsistente nos lançamentos. Russell Wilson, o brilhante jogador do Seahawks, já tornou-se um dos melhores quarterbacks-corredores da historia, ainda que o seu shape de 1,80m e 94kg façam dele um quarterback de baixa estatura.

E assim chegamos ao quarterback-corredor Cam Newton, que pela primeira vez estará disputando um Super Bowl, nesta que é a sua quinta temporada como profissional. O craque dos Panthers tem um dos braços mais potentes da NFL e nenhum outro jogador nesta função representa maior desafio para as defesas rivais por causa de sua habilidade e força para correr.

Newton é um quarterback como nenhum outro que tenha participado de um Super Bowl. Con 1.98m e 118kg, é um gigante. Newton é capaz de se plantar na bolsa de proteção e disparar entre as pernas dos linebackers, que quase sempre são superados por ele em tamanho. E quando pensamos nos defensores da última linha, safetys e cornerbacks, nem é preciso falar sobre diferença física.

Para somar com as já ditas características físicas e atléticas está a maturidade que o quarterback de Carolina alcançou. Então, se entende o motivo de vê-lo nomeado como o jogador mais valioso da NFL e precisando de mais uma vitória (na temporada 17v e 1d) para levar o campeonato.

São muitas as coisas que Newton pode fazer: sua grande estatura permite que ele veja com claridade todos os seus receptores e lançar passes sem medo de que sejam desviados pelos adversários. Ele tem precisão lançamentos longos e quando a cobertura defensiva é boa ou os rivais põem pressão, ele não tem nenhuma complicação para sair com seus passos largos. E quando ele corre, necessita mais de um marcador para derrubá-lo.

Nesta temporada, Newton correu 636 jardas e fez 10 touchdowns. Isso se soma às 3.837 jardas em passes e 35 touchdowns, sofrendo apenas 10 interceptações.

Por isso, a tarefa para a defesa do Denver Broncos no domingo é complexa: limitar seu ataque por passe, pressioná-lo e fechar os caminhos.

- Cam Newton é um desses que são como dois jogadores em um, disse uma das estrelas defensivas do Broncos, Demarcus Ware.

- Trata-se de um talento raro. Ele combina as melhores qualidades de jogadores como Tom Brady e Aaron Rogers - Diz Gary Kubiak, o técnico do Broncos, também observando que Newton é inteligente para ler formações defensivas e improvisar a linha, algo que faz o tempo inteiro o seu próprio quarterback, Peyton Manning.

Com seus atributos, juventude (26 anos), plenitude física, armas atléticas únicas e extraordinárias, Newton pode estar convertendo-se na maior estrela da NFL, especialmente agora que lendas como Manning e Tom Brady estão cada vez mais próximos do fim da carreira.

Sei que a discussão seguirá muito viva se Cam Newton está revolucionando este esporte como possivelmente o melhor atleta que já alcançou um Super Bowl na posição de quarterback. E se ganhar o título neste domingo não haverá duvida: ele terá tudo para ser o novo rosto da NFL, com seu talento, suas grandes grandes jogadas e suas celebrações."