Novos logos da Olimpíada e Paralimpíada de Tóquio-2020 foram divulgados nesta segunda-feira (Foto: Divulgação)

Novos logos da Olimpíada e Paralimpíada de Tóquio-2020 foram divulgados nesta segunda-feira (Foto: Divulgação)

LANCE!
25/04/2016
15:05
São Paulo (SP)

A Olimpíada de Tóquio, no Japão, já tem uma nova cara. Após acusações de plágio com o antigo logo dos Jogos de 2020, a organização abriu um concurso público para a escolha da nova marca, que reuniu 10,666 projetos.

O desenho vencedor, do artista local Asao Tokolo, de 49 anos, faz referência ao padrão xadrez "ichimatsu moyo", criado pelos japoneses durante o período Edo, de 1603 a 1867. A marca, na cor azul indigo, expressa a "refinada elegância e sofisticação japonesa", de acordo com a descrição do projeto no site dos Jogos.

Segundo o Comitê, as três variedades de formas retangulares representam os diferentes países, culturas e modos de pensar, incorporando a mensagem de "união na diversidade". O logo foi apresentado por Ryohei Miyata, diretor do comitê de emblemas.

- A partir de hoje, essa marca servirá como o rosto dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio-2020. Espero que estes emblemas sejam populares com pessoas de todos os lugares - disse Miyata.

O motivo da escolha do novo logo se deu devido às diversas acusações de plágio sofridas pela antiga marca. Em setembro de 2015, o desenho criado por Kenjiro Sano foi retirado dos documentos oficiais pelo Comitê Organizador dos Jogos, por se parecer com o design de Olivier Debie para o Teatro de Liege, na Bélgica.

Os organizadores dos Jogos, porém, disseram que a mudança não teve a ver com o imbróglio envolvendo o belga. A troca, segundo eles, aconteceu devido à falta de apoio popular à logomarca.

Teatro de Liége (esquerda) e da Olimpíada de Tóquio-202 (direita)
Antigo logo dos Jogos: Teatro de Liége (esquerda) e Tóquio-202 (direita)