Stephen Curry

O armador Stephen Curry é o principal astro do Golden State Warriors na NBA (Foto: AFP)

Felipe Domingues
13/04/2016
15:10
São Paulo (SP)

Para os fãs de basquete, a temporada da NBA foi praticamente uma contagem regressiva. Em um primeiro momento, a dúvida era até quando o Golden State Warriors continuaria invicto. Depois, tornou-se por quantos jogos seguiriam sem perder em casa. No fim, a maior dúvida era: eles irão bater o recorde de vitórias do Chicago Bulls? Bom, para os fãs, então, o esperado dia da resposta chegou.

Nesta noite, às 23h30 (de Brasília), a franquia de Oakland, na Califórnia, recebe o Memphis Grizzlies e, com uma vitória, supera a histórica campanha do Bulls de 1995/1996, que venceu 72 jogos e perdeu apenas dez. Hoje, o Warriors tem 72 triunfos e nove revéses.

– É difícil sair do vestiário e entender a excitação que vem com a perseguição ao recorde. Queremos sair e tirar vantagem dessa oportunidade que pode nunca mais aparecer novamente – comentou o astro do Warriors, Stephen Curry.

De fato a chance é única. Para se ter uma ideia do tamanho do feito do Golden State, as dez melhores campanhas em temporadas regulares da NBA ocorreram nas décadas de 1980 e 1990. As últimas duas vezes que alguém chegou próximo da marca do Bulls foi o próprio Chicago, em 1996/1997, com 69 vitórias, e o Utah Jazz, no mesmo ano, com 64.

Um homem entende muito bem a dificuldade disso: Steve Kerr. O atual técnico do Warriors esteve presente na equipe recordista do Bulls, como armador reserva. Em seu primeiro trabalho como treinador, foi campeão pelo time da Califórnia e, agora, tem a chance de colocar de vez seu nome na história.

– É louco. Parece uma situação de “lugar certo na hora certa” o fato de eu estar em ambas as equipes. Sou sortudo, na verdade – disse.

Após 81 jogos, falta só um passo para que a história seja escrita pelo Golden State Warriors. A contagem regressiva chega ao fim hoje.

Opinião: 'Não comparem o Golden State ao Chicago'
Felipe Domingues
Repórter do Diário LANCE!

Pelé ou Maradona? Pete Sampras ou Andre Agassi? Michael Schumacher ou Ayrton Senna? Essas (e várias outras) comparações são frequentes quando o esporte está em pauta em qualquer discussão. A mais nova delas é: Golden State Warriors ou Chicago Bulls? Apesar de constituírem bons exercícios de imaginação, essas comparações não possuem fundamentos.

O esporte se atualizou e as regras mudaram. Essas duas equipes, infelizmente, jamais se enfrentarão em seus auges. Portanto, o mais justo seria dizermos: o Chicago teve a melhor equipe na década de 1990, e o Golden State domina hoje. E que comparações sejam restritas a papos em mesas de bar.

ANO HISTÓRICO
Arrasador
O Golden State bateu o recorde de vitórias seguidas no começo de uma temporada regular, com 24 triunfos.
......................
Invicto
O Golden State ficou 54 jogos sem perder em casa (36 na temporada), até 1 de abril.
......................
Recordista
No último domingo, o Warriors empatou o recorde de vitórias na temporada regular (72).