A Fiba quer a inclusão do basquete 3x3 para Tóquio-2020 (Divulgação)

Basquete 3x3 fará sua estreia olímpica em Tóquio-2020 (Divulgação)

LANCE!
12/12/2017
15:29
São Paulo (SP)

A Confederação Brasileira de Basquete fará, neste sábado, o lançamento oficial do Circuito Brasileiro de basquete 3x3 e, de quebra, anunciará a temporada da modalidade, que contará com duas competições internacionais disputadas no Brasil. O basquete 3x3 fará a sua estreia olímpica nos Jogos de Tóquio-2020. O Brasil ocupa hoje a sétima posição do ranking masculino da Federação Internacional (Fiba) e a 23ª no feminino. 

O Circuito Brasileiro de basquete 3x3 será disputado, no masculino e feminino, nas categorias Sub-18 e Open (adulto). Ao todo, serão seis etapas, indoor e outdoor, sendo a primeira de 14 a 18 de março e a última em setembro. Apenas em junho não haverá competição. O campeão masculino conquistará a vaga para representar o Brasil na etapa de Quito do World Tour, em 22 e 23 de setembro. Completam o calendário a Copa do Brasil, e dois eventos internacionais, em parceria com a FIBA, o Challenger e a Copa América. 

O Challenger reunirá equipes nacionais e internacionais e será classificatório para a etapa do World Tour no Canadá, em 21 e 22 de julho. A Copa América será disputada no masculino e feminino e funcionará para os homens como preparatória para o Campeonato Mundial, disputado nas Filipinas, de 8 a 12 de junho. O Brasil já garantiu a participação no Mundial masculino por ocupar a sétima posição no ranking, que classifica até o 20º colocado. No feminino, a 23ª posição no ranking deixou a equipe brasileira fora da competição. A Copa do Brasil será disputada pelas oito equipes mais bem colocadas no Circuito Nacional.

- O basquete 3x3 terá toda a nossa atenção. Queremos investir na modalidade que tem grande conexão com os jovens e que nos abre uma enorme oportunidade de crescer. Com sua inclusão nos Jogos Olímpicos não podemos deixar escapar a chance de fazer um trabalho sério que nos traga resultados. O masculino já ocupa uma boa posição no ranking da FIBA e queremos ver o feminino na mesma trajetória - revelou Guy Peixoto, presidente da CBB.

Lançamento com bola rolando


O evento de lançamento do Projeto Basquete 3x3 terá início às 9h deste sábado no Parque Vila Lobos. Estão programados jogos exibição com alguns dos melhores jogadores de 3x3, que disputam os torneios mais importantes da modalidade e fazem parte do ranking da FIBA, uma partida reunindo celebridades e fãs do esporte, exposição de objetos históricos do basquete, homenagem às lendas do basquete nacional, clínicas para crianças, apresentação de artista de rua, batalha de Djs e quadra livre para o público.

- Vamos fazer um evento que mostre o espírito do basquete 3x3 e apresente a modalidade para quem ainda não a conhece. Contaremos com a participação de atletas experientes e que ocupam as melhores posições dos rankings nacional e internacional, o que permitirá uma aproximação maior com o público. A modalidade vem crescendo e o nível técnico das competições também. Queremos aumentar cada vez mais o número de participantes para ver o surgimento de ídolos e craques que representem o Brasil no circuito mundial - sintetiza o Gerente de Desenvolvimento do Basquete 3x3 da CBB, Francisco Oliveira.